WSBK, Magny-Cours: Ducati recorre ao Tribunal de Recurso da FIM
Alvaro Bautista fez duras críticas a Jonathan Rea, acusando-o de uma manobra intencional para o derrubar na corrida de domingo da SBK, e a equipa da Ducati recorreu para o Tribunal de Apelação da FIM.
Foto: Cortesia DWO
Na tarde do passado domingo, Jonathan Rea derrubou o líder do campeonato Álvaro Bautista na segunda volta. A direção de corrida julgou a manobra perigosa e penalizou o piloto com uma Volta Longa. No final, Rea terminou em quinto e reduziu em 11 pontos a diferença para o espanhol que lidera o campeonato e foi forçado a abandonar a corrida – devido à manobra do piloto da Kawasaki.
“A manobra estava além dos limites. Não foi erro do Jonathan, ele veio até mim intencionalmente. Acho que esse tipo de coisa é inaceitável, vindo de qualquer piloto, mas principalmente de um grande campeão como ele. […] Para mim, é inaceitável”, disse Alvaro Bautista no domingo.
O hexacampeão mundial, obviamente defendeu-se da acusação, assegurando que o contato não foi voluntário. Toprak Razgatlioglu foi em apoio de Rea e acredita que o britânico pode ter cometido um erro. “A aceleração da Ducati é incrível. O único sítio onde é possível utrapassá-lo é na curva 15. O Rea pode ter cometido um pequeno erro. Não sei exatamente, mas ele não queria que Bautista caísse, queria apenas ultrapassá-lo. Infelizmente, o Álvaro caiu, o que certamente não o deixa feliz, mas percebo porque o Rea tinha que tentar a ultrapassagem naquele local.”
Seja como for, a Ducati foi em apoio da opinião do seu piloto, expressa pelo coordenador técnico do fabricante, Marco Zambenedetti que criticou o comportamento do piloto e da Kawasaki. E o caso não se fica por aqui, porque a equipa Aruba.it Ducati já apresentou uma queixa no Tribunal de Apelação da FIM para que sanções mais pesadas sejam atribuidas a Jonathan Rea.
Assim vai o Campeonato (após 20/36 corridas)
1º Alvaro Bautista (Ducati) 332 Pontos
2º Toprak Razgatlioglu (Yamaha) 302
3º Jonathan Rea (Kawasaki) 285
4º Michael Ruben Rinaldi (Ducati) 167
5º Andrea Locatelli (Yamaha) 166
6º Axel Bassani (Ducati) 151
7º Scott Redding (BMW) 145
8º Alex Lowes (Kawasaki) 145
9º Iker Lecuona (Honda) 140
10º Xavi Vierge (Honda) 82