WSBK, Magny-Cours, Corrida 1: Uma corrida louca ganha por Alvaro Bautista
A primeira corrida das SBK em Magny-Cours teve um início turbulento, com o líder do campeonato Álvaro Bautista (Ducati), a obter a pontuação máxima, após as quedas de dois dos três candidatos ao título nas primeiras voltas, Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu.
Depois da Superpole, Rea e Razgatlioglu disputavam a liderança no início da corrida. O piloto da Kawasaki largou da pole position, mas a estrela turca da Yamaha fez a melhor partida. No entanto, a corrida deu uma volta inesperada e numa só volta, ambos cairam!
O piloto da BMW Scott Redding assumiu então a liderança, mas não conseguiu manter o piloto de fábrica da Ducati Álvaro Bautista atrás dele durante muito tempo. O líder do campeonato do mundo acabou por obter uma vitória incontestada e está agora 56 pontos à frente de Rea na classificação e 58 pontos à frente de Razgatlioglu, que terminou uma recuperação impressionante na décima primeira posição.
Depois de erros de Loris Baz e Michael Ruben Rinaldi, o terceiro lugar foi para o piloto da Ducati Motocorsa Alex Bassani – o seu primeiro pódio da época.
Os momentos da corrida
Jonathan Rea (Team KRT Kawasaki) caiu na saída da curva 17 na volta 2, com o piloto britânico a ser obrigado a uma ida à box para trocar a manete torcida na queda. Uma volta depois, Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) caiu na curva 13. O atual campeão teve um grande momento na travagem e conseguiu salvá-lo, mas teve que descer da moto em baixa velocidade para não bater na barreira, com Razgatlioglu capaz de continuar. Razgatlioglu foi capaz de lutar para terminar em 11ºlugar enquanto a viagem de Rea pelo pit lane o colocou uma volta atrás. A queda de Razgatlioglu encerra uma série de oito pódios consecutivos para o atual campeão, enquanto a de Rea estende uma sequência sem vitórias para 10 corridas.
Após as quedas de Rea e Razgatlioglu, Scott Redding (BMW Motorrad) assumiu pela primeira vez a liderança de uma corrida com a BMW M1000RR, com o britânico sempre ‘apertado’ por Alvaro Bautista (Aruba Ducati) até o espanhol assumir a liderança da corrida na volta 7 de 21 na aproximação à Chicane de Nurburgring. Embora Redding tenha conseguido ficar com o piloto da Ducati, não mais conseguiu passar o líder do campeonato. Tendo conquistado a sua primeira vitória em Magny-Cours, Alvaro Bautista ampliou a sua liderança no campeonato para mais de 50 pontos, com Redding em segundo, a conseguir o seu melhor resultado de sempre com a BMW. Bautista conquistou a sua 24ª vitória, igualando-o o Campeão de 2011 Carlos Checa e ao Campeão de 2021 Razgatlioglu, enquanto Redding conquistou o seu 40º pódio , colocando-se ao nível de Doug Polen e de Michael van der Mark.
A Corrida 2 das SBK está agendada para domingo, com a hora de partida às 13h00 (hora portuguesa).