O acidente na Curva 2 causou múltiplas fraturas no pé esquerdo, o que impediu Jonathan Rea de continuar o teste em Phillip Island e também de participar da primeira corrida de 2025, que acontece na Austrália neste fim de semana.
Um começo de pesadelo para o seis vezes campeão mundial de Superbike, que também caiu no teste australiano em 2024. Mas desta vez foi pior. O piloto da Pata Maxus Yamaha WorldSBK caiu nas voltas finais da primeira sessão de testes e foi levado ao Centro Médico do Circuito de Phillip Island para exames iniciais. Foi posteriormente transportado para Cowes para mais testes, que infelizmente deram negativo.
O gestor da equipa, Paul Denning, ficou muito decepcionado com o que aconteceu com Rea: “ Tudo parecia normal hoje, mas Phillip Island tem o hábito de morder com bastante força às vezes e hoje vimos alguns acidentes bem grandes. Jonathan não teve sorte, pois o seu pé esquerdo ficou preso na moto e fracturou alguns ossos. Os próximos passos não estão exatamente claros, mas o plano básico é regressar ao Reino Unido o mais rápido possível, fazer uma cirurgia e começar o processo de recuperação .”
Em dúvida para Portimão

Denning não se sente à vontade para se comprometer quanto ao regresso do piloto para a segunda ronda das Superbike 2025, em Portimão (28 a 30 de março): “ É difícil dizer. Prefiro não dizer. Ele verá um especialista aqui na quarta-feira antes de ir para casa para obter, digamos, um relatório inicial completo e uma compreensão da lesão. Depois de fazer isso e depois da operação estiar planeada, veremos, mas Portimão não é tão longe, então acho que será um grande desafio. Estamos a pensar em substituí-lo aqui na Austrália, mas não é fácil pegar um piloto da Europa e trazê-lo para cá sem testes e sem experiência com a moto .”
Gostaríamos que Jonathan estivesse pelo menos em Portugal, seria uma pena se ele também perdesse esse compromisso no calendário. O seu inverno na Yamaha R1 estava a ir muito bem, havia confiança de que poderia ter um começo de temporada muito melhor do que em 2024. Infelizmente, o acidente de hoje em Phillip Island foi um verdadeiro golpe.