WSBK, Jerez, TL2: Razgatlioglu lidera, Gardner surpreende e Bautista cai
O primeiro dia de treinos para o Campeonato do Mundo de Superbike de 2023 em Jerez terminou com Toprak Razgatlioglu (Yamaha) a estabelecer o melhor tempo em 1:40.312 minutos. Remy Gardner surpreendeu com o segundo melhor tempo, à frente de Álvaro Bautista.
No início da segunda sessão de treinos livres da categoria Superbike, o traçado do Circuito de Jerez estava seco, mas a sessão começou com forte queda de Garrett Gerloff. O texano escorregou na saída da rápida curva 8, a sua BMW capotou várias vezes na gravilha e ficou gravemente danificada.
Aos cinco minutos da sessão, os tempos era liderados por Álvaro Bautista, ainda com um tempo alto. Após dez minutos, Alex Lowes (Kawasaki) teve a segunda queda da sessão na Curva 1. Pouco depois de Bautista ter marcado o tempo de 1:40.964 minutos, a roda dianteira da Ducati deslizou durante a travagem e a queda foi inevitável, mas o piloto e a moto permaneceram intactos.
Aos 20 minutos, o campeão mundial Bautista liderava sobre os pilotos da Yamaha Dominique Aegerter e Toprak Razgatlioglu (Yamaha) por 0,241 segundos. Philipp Öttl (Ducati) ficou em 5º lugar, enquando Jonathan Rea (Kawasaki) seguiu em 15º.
Depois da queda de Gabriele Ruiu, que saiu da linha ideal com a sua BMW numa zona molhada, a sessão foi interrompida a 13 minutos do fim. Praticamente ao mesmo tempo e independentemente disso, Lorenzo Baldassarri (Yamaha) também caiu.
Nos últimos dez minutos as tabelas de tempos mudaram novamente. Primeiro Aegerter assumiu a liderança, depois Michael Rinaldi (Ducati) e Toprak Razgatlioglu (Yamaha) assumiram a liderança um após o outro. Em 1:40.312 minutos, o turco ainda foi 1,3 segundos mais lento que o recorde de volta de Álvaro Bautista em 2019 de 1:39.004 minutos.
O melhor tempo de Razgatlioglu permaneceu. Remy Gardner garantiu o segundo lugar na última volta, 0,244 segundos atrás. Atrás dos dois pilotos da Yamaha ficou a dupla da Aruba.it Ducati, Bautista e Rinaldi. Na quinta posição, Aegerter confirmou o bom desempenho da Yamaha em Jerez.
O melhor piloto da BMW foi Garrett Gerloff na 7ª posição. O jovem de 27 anos, que só conseguiu continuar os treinos pouco antes do final, fez apenas oito voltas e perdeu 0,9 segundos para o melhor tempo. Iker Lecuona colocou a melhor Honda na décima primeira posição. Jonathan Rea atuou de forma discreta no segundo treino e ocupou uma posição fora do top 10 até ao final – o piloto da Kawasaki contentou-se com o 13º lugar.