WSBK, Jerez, Superpole: Bautista conquista a pole, Razgatlioglu 7º
A última Superpole do Mundial de Superbike 2023 foi conquistada por Álvaro Bautista (Ducati) em Jerez. O suiço Dominique Aegerter impressionou como o melhor piloto da Yamaha no segundo lugar da grelha, mas também Alex Lowes (Kawasaki) que fecha a primeira linha.
A Superpole do Mundial de Superbike é uma sessão de qualificação tradicional em que todos os pilotos têm 15 minutos para marcar o melhor tempo possível. Uma vez mais a Pirelli disponibilizou aos pilotos o pneu de qualificação SCQ, que também pode ser usado na corrida da Superpole. A maioria dos pilotos dirigiu-se para o pit lane e colocou um pneu novo para definir os lugares da grelha.
Jonathan Rea (Kawasaki) estabeleceu o primeiro tempo notável com tempo ensolarado e 18 graus Celsius na sua primeira volta rápida em 1:38.974 minutos. O norte-irlandês queixou-se de enormes problemas com a sua ZX-10RR na sexta-feira, mas aparentemente foi encontrada uma solução. Bautista e os pilotos da Yamaha Toprak Razgatlioglu, Dominique Aegerter e Remy Gardner ficaram a 0,5 segundos do hexacampeão mundial.
Rea tinha Scott Redding agarrado à sua retaguarda, baixando o melhor registo ligeiramente, para 1:38.907 minutos, com o piloto da BMW inicialmente a ocupar o terceiro lugar. A 2:30 minutos do final, Bautista estabeleceu um novo melhor tempo de 1:38,635 minutos e Rea foi empurrado para o terceiro lugar pelo seu companheiro de equipa Alex Lowes por 0,002 segundos.
A 47 segundos do final, Domi Aegerter ultrapassou a meta com o tempo de 1:38,845 minutos – segundo lugar para o piloto da Yamaha da Suíça. E as coisas continuaram assim, com Bautista a garantir a pole, com Aegerter e Lowes a completarem a primeira linha. A segunda linha da grelha começa com Rea, seguido por Gardner e pelo privado da Ducati Philipp Öttl, que alcançou a sua melhor posição inicial desde a abertura da temporada na Austrália.
Toprak Razgatlioglu alcançou o sétimo lugar como terceiro melhor piloto da Yamaha, indo ter ao seu lado na grelha os pilotos da BMW Scott Redding e Garrett Gerloff. A Honda decepcionou, com Iker Lecuona 14º da grelha, Xavi Vierge 16º.