WSBK, Jerez, Corrida 2: Duelo épico termina com vitória de Bautista, Toprak penalizado!
A segunda corrida de Superbike em Jerez foi emocionante e competitiva. Sobre a meta Toprak Razgatlioglu (Yamaha) foi o primeiro, mas foi Álvaro Bautista (Ducati) que foi declarado como vencedor na secretaria. Explicação: o turco excedeu os limites de pista… Injusto?! Talvez sim.
Para a corrida final do Campeonato do Mundo de 2023, a Ducati competiu com a pintura amarela, que já vimos em outras ocasiões. Jonathan Rea saiu da primeira volta como líder e estabeleceu um ritmo acelerado. Mas o campeão mundial caiu na 5ª volta, terminando em 17º a sua última corrida com a Kawasaki.
A partir daí, Bautista e Toprak Razgatlioglu (Yamaha) lutaram pela vitória – e como! Os dois talentos excepcionais ultrapassaram-se inúmeras vezes, como demonstraram habilmente em Portimão. Aegerter foi terceiro, como um observador atento de um espetáculo como há muito não se via em Jerez.
O turco, que muda para a BMW em 2024, cruzou a linha de chegada alguns centímetros à frente de Bautista após 20 voltas, mas a Direção de Prova detectou que Razgatlioglu ultrapassou o limite da pista na curva 13 e perdeu uma posição. Bautista foi classificado como vencedor à frente do piloto da Yamaha, enquanto Aegerter conquistou mais um pódio no terceiro lugar.
No sexto lugar, Michael Ruben Rinaldi garantiu o quinto lugar no Campeonato do Mundo, embora isso se devesse mais ao modesto décimo primeiro lugar do seu ‘inimigo de estimação’ Axel Bassani. Os dois são fortes rivais em Itália.
Com o 7º lugar, Philipp Öttl despediu-se da sua equipa Ducati Go Eleven, que contratou o ex-piloto de MotoGP Andrea Iannone para 2024, com um forte resultado. O melhor piloto da BMW foi Scott Redding – decisão devido ao azar do inglês na primeira corrida e na corrida da Superpole. A melhor Honda de Xavi Vierge chegou ao final na 13ª posição.
O Campeonato do Mundo de SBK 2023 terminou com uma das corridas mais emocionantes de sempre, fruto sobretudo do esforço hérculeo do turco Toprak Razagatlioglu que fez Bautista soar as estopinhas, tal como tinha acontecido na corrida de Portimão. Toprak e Bautista foram os grande animadores da temporada, Rea terminou de forma inglória uma longa histórias de sucessos (seis títulos mundiais) com a Kawasaki.
Segue-se agora uma longa pausa até ao arranque do Mundial SBK 2024, de 23 a 25 de fevereiro na Austrália, para a ronda inicial de Phillip Island.