WSBK, Jerez: Bassani e Petrucci disputam o lugar de melhor estreante
Dois italianos em motos Ducati e em luta pelo título de Rookie do Ano. Axel Bassani ou Danilo Petrucci, quem será o melhor estreante do ano? A vantagem está claramente do lado do jovem italiano, que se muda para a Kawasaki em 2024.
Jerez é o décimo segundo e último encontro do Campeonato do Mundo de Superbike de 2023. Como líder do campeonato do mundo com uma vantagem de 60 pontos, Álvaro Bautista (Ducati) só precisa de dois pontos na primeira corrida para vencer o seu segundo campeonato mundial consecutivo – um mera formalidade para o homem de 38 anos.
Também será decidido na pista andaluza quem será o melhor estreante. Quando o piloto da Motocorsa Ducati, Axel Bassani, lutou consistentemente entre os cinco primeiros no início da temporada e desafiou os pilotos de fábrica, esta questão inicialmente não pareceu surgir. A partir do meio da temporada, porém, Danilo Petrucci da equipa Ducati Barni Racing tornou-se cada vez mais forte. O antigo piloto de MotoGP e vencedor de uma etapa do Dakar alcançou três pódios, enquanto Bassani, que é nove anos mais novo, apenas conseguiu dois, talvez distraído pelas negociações do contrato para 2024.
Na classificação geral, Bassani segue claramente à frente no quinto lugar do Mundial com 244 pontos, enquanto Petrucci segue na sétima posição com 205 pontos. Se o piloto da Motocorsa não cair em Jerez, deverá tornar-se o melhor ‘Piloto Independente’ pela segunda vez consecutiva. Tal como Bautista, Bassani só precisa de dois pontos na primeira corrida para ficar inatacável para Petrucci.
Ambos os pilotos da Ducati já esclareceram o seu futuro. Petrucci estendeu a sua passagem pela equipe Barni e receberá material idêntico ao da equipa de fábrica. Bassani assinou com a Kawasaki como sucessor de Jonathan Rea, que está a mudar-se para a Yamaha.