WSBK, Imola, TL3: Duo Ducati na frente seguido pela BMW de Redding
As duas Ducati de fábrica de Michael Rinaldi e Álvaro Bautista, lideraram a tabela de tempos no terceiro treino livre das Superbike esta manhã, em Imola. Os pilotos da BMW Scott Redding e Garrett Gerloff terminaram entre os cinco primeiros-
Numa ordem diversa do habitual, nove pilotos ficaram no mesmo segundo no TL3 desta manhã, o que promete bastante para as corridas do fim-de-semana em Imola. O treino de sexta-feira em Imola quase não permitiu conclusões, uma vez que os três campeões mundiais Toprak Razgatlioglu (6º/Yamaha), Jonathan Rea (7º/Kawasaki) e Alvaro Bautista (8º/Ducati) completaram uma simulação de corrida no TL2, não melhorando os seus tempos. Todos os outros pilotos fizeram a sua volta mais rápida nesta sessão e usaram parcialmente é até mesmo um pneu traseiro de qualificação – seguindo provavelmente uma melhor estratégia.
O clima também contribui para o fato de que os tempos de sexta-feira são de pouco significado. A vaga de calor que está a assolar Itália fez o termómetro em Imola disparar na terça-feira para valores acima dos 45 graus Celsius. Para sábado estão previstos 36 graus e 40 graus para domingo, pelo que se prevê cuidados acrescidos na escolha de pneus.
Quando a terceira sessão de treinos livres começou às 9h da manhã de hoje, a temperatura do ar era de 27 graus e a temperatura da pista era de 36 graus. As condições não eram, portanto, comparáveis ao que os pilotos podem esperar na primeira corrida na tarde deste sábado, às 14h00.
Após os primeiros oito minutos, Razgatlioglu (Yamaha) estabeleceu a volta mais rápida do fim de semana até aquele ponto com 1: 47,115 minutos, mas a volta foi cancelada para o turco porque bandeiras amarelas foram mostradas na curva 9. Coube, assim, ao atual campeão do mundo Bautista (Ducati) elevar a fasquia pouco antes do intervalo da sessão de 30 minutos com o tempo de 1:47.022 minutos. Seguiram-se melhorias significativas de tempo nos últimos sete minutos, com o uso dos pneus de qualificação.
Foi então a vez de Michael Rinaldi estabelecer o melhor tempo de 1:46.389 min, seguido pelo companheiro de equipa de Aruba Bautista, Scott Redding (BMW), Andrea Locatelli (Yamaha) e Garrett Gerloff (BMW) que fechou os 5 primeiros. Razgatlioglu foi sétimo, Jonathan Rea estava em nono e Xavi Vierge levou a melhor Honda a P12. O suíço Domi Aegerter (GRT Yamaha) foi 2/10s mais rápido e terminou em 16º.
Segue-se a Superpole, que definirá a posições da grelha de partida para a Corrida 1 de SBK que tem início a partir das 13h00 (hora de Portugal continental).
RESULTADO DO TL3, WSBK: 1º Michael Rinaldi (Ducati) 1:46.389 min; 2º Álvaro Bautista (Ducati), +0,073 seg; 3º Scott Redding (BMW), +0,312; 4º Andrea Locatelli (Yamaha), + 0,498; 5º Garrett Gerloff (BMW), +0,614; 6º Toprak Razgatlioglu (Yamaha), +0,704; 7º Remy Gardner (Yamaha), +0,739; 8º Axel Bassani (Ducati), +0,845; 9º .Jonathan Rea (Kawasaki), +0,878; 10º Alex Lowes (Kawasaki), +1,104; etc.