WSBK, Grã-Bretanha, SP-Race: Razgatlioglu interrompe domínio de Bautista
A corrida da Superpole em Donington foi a corrida mais emocionante do Campeonato do Mundo de Superbike de 2023. Os três primeiros cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0,5 segundos, com Toprak Razgatlioglu (Yamaha) a encerrar a seqüência de vitórias de Bautista.
Foi a segunda vitória da temporada para o piloto da Yamaha, autor de uma corrida tacticamente perfeita que culminou com uma monstruosa ultrapassagem nas voltas finais.
Como esperado e antecipado pelo próprio Álvaro Bautista, que dominou a Corrida 1, a Superpole Race mostrou um equilíbrio incerto e fascinante até o acenar da bandeira quadriculada. Um espectáculo que há algum tempo não se via em virtude (ou por causa) do domínio absoluto do porta-estandarte da Ducati, autor até ao momento de quinze vitórias em dezasseis corridas.
A corrida teve um ritmo aparentemente inalcançável para os restantes pilotos da grelha, completada com um recorde de volta batido nas últimas voltas por um Bautista à procura de uma reviravolta contra a dupla Rea-Razgatlioglu, que assumiu a liderança desde as primeiras voltas. Excelente prestação do primeiro dos italianos a cruzar a meta, Andrea Locatelli, que terminou ao pé do pódio na quarta posição; muito pior foi para Michael Rinaldi, mais uma vez em dificuldade na complexa pista inglesa e fora da área do pódio (devido a um erro),
A luta pela vitória envolveu as três estrelas da classe maior da SBK, com destaque para a Kawasaki de Jonathan Rea e a Yamaha de Toprak Razgatlioglu, ambas provavelmente protagonistas da melhor prestação do ano. Isso pôde ser comprovado pela dificuldade de Bautista em manter o contacto com os seus dois rivais, que foram particularmente competitivos na corrida curta, como, aliás, já havia anunciado Bautista no sábado.
Depois de uma primeira parte relativamente controlável da corrida, no final todos os pilotos envolvidos na luta pelo degrau mais alto do pódio foram protagonistas de uma série de voltas rápidas que inflamaram o público britânico. Bautista, nos momentos iniciais da corrida atrasou-se ligeiramente mas depois conseguiu diminuir a diferença.
Em virtude de uma ultrapassagem a duas voltas do final, completamente de lado, Razgatlioglu conseguiu ultrapassar um mais do que tenaz Rea, conseguindo assim manter a sua posição até à meta. O inglês foi então superado também por Bautista, que nas últimas voltas tentou em vão atacar o vencedor do dia, o piloto turco da Yamaha.
Esta foi a segunda vitória da temporada para Toprak Razagatlioglu, que assim quebrou a sequência de vitórias da dupla Ducati-Bautista e somou a 33ª vitória da carreira. Danilo Petrucci foi quinto no final, atrás do compatriota Locatelli; novamente rápido em Donington o italiano estreante no Mundial SBK será um possível protagonista da Corrida 2. O ex-piloto de MotoGP ficou na frente Alex Lowes e Garrett Gerloff, enquanto Axel Bassani não passou da oitava posição final, à frente de Scott Redding e Philipp Oettl que completou o Top 10.
Segue-se a segunda corrida longa do fim de semana de Superbike (Corrida 2), a partir das 16h00.