WSBK FP2, Donington: Toprak dominante na sexta-feira
Toprak Razgatlioglu voltou a estabelecer a volta mais rápida na segunda sessão de treinos do Mundial de Superbike de 2024 em Donington. Álvaro Bautista caiu e Danilo Petrucci foi o mais rápido com as motos de Borgo Panigale.
Apesar das nuvens escuras, não choveu na segunda sessão de treinos livres esta tarde na prova do Reino Unido. De manhã, Toprak Razgatlioglu (BMW) estabeleceu o tempo mais rápido de 1:26.419 minutos.
Alex Lowes (Kawasaki) estabeleceu o primeiro tempo de volta rápida após apenas cinco minutos. Porém, momentos depois, Razgatlioglu ultrapassou a linha em 1:26.091 minutos, sendo 0,6 segundos mais rápido que de manhã. O circuito de Donington Park recebei uma nova superfície de asfalto desde o último evento SBK, sendo muito provável que vejamos recordes neste fim de semana.
Embora o piloto da BMW tenha queimado uma série de 1:26 minutos no asfalto nos primeiros 15 minutos, apenas quatro pilotos ainda não haviam melhorado os seus tempos. Jonathan Rea (Yamaha) estava em 5º lugar. Alex Lowes (Kawasaki) em 2º lugar caiu. O campeão mundial Álvaro Bautista também não teve uma sessão fácil. A estrela da Ducati tinha acabado de subir para o segundo lugar no TL2 quando perdeu a frente da Panigale V4R na primeira curva. O espanhol estava um segundo mais lento que Razgatlioglu!
A meio da sessão de 45 minutos, Razgatlioglu continuou a liderar, à frente de Alex Lowes, Andrea Locatelli (Yamaha), Nicolò Bulega (Ducati) e Rea. Dominique Aegerter (Yamaha) na décima primeira posição perdeu 1,4 segundos, Philipp Öttl (Yamaha) na 21ª posição perdeu até 2,3 segundos.
A dez minutos do final, os primeiros pilotos fizeram a última tentativa e o piloto de fábrica da Ducati, Nicolò Bulega, subiu para o segundo lugar, 0,225 segundos atrás. Enquanto perseguia o estreante, Andrea Iannone (Go Eleven Ducati) caiu numa volta rápida. Nos últimos três minutos, o cronômetro mostrou muitos setores vermelhos, mas o tempo de Razgatlioglu resistiu a todos os ataques. Em segundo lugar, Danilo Petrucci (Ducati) confirmou o seu forte desempenho no TL1. Bulega terminou o dia de treino na terceira posição.
Alex Lowes, Scott Redding (BMW), Bautista, Locatelli, Sam Lowes (Ducati) e Axel Bassani (Kawasaki) completaram o top 10. Dominique Aegerter subiu para a décima primeira posição na sua última tentativa e Jonathan Rea ficou uma vez mais muito atrás, em 13º lugar.
A Honda teve um desempenho triste na sexta-feira: a CBR1000RR-R mais rápida colocou o piloto da Petronas, Tarran Mackenzie, na 19ª posição. Os pilotos de fábrica Xavi Vierge e Iker Lecuona, bem como Adam Norrodin, alinharam atrás de Philipp Öttl (20º).
Tempos combinados de Sexta-Feira:
1. Toprak Razgatlioglu (BMW) – 1:26.013 minutos
2. Danilo Petrucci (Ducati) + 0,222 seg.
3. Nicolò Bulega (Ducati) +0,225
4. Alex Lowes (Kawasaki) +0,283
5. Scott Redding (BMW) +0,421
6. Álvaro Bautista (Ducati) +0,567
7. Andrea Locatelli (Yamaha) +0,675
8º. Michael Rinaldi (Ducati) +0,683
9. Sam Lowes (Ducati) +0,809
10. Axel Bassani (Kawasaki) +0,825