WSBK, Estoril, Corrida 1: Alvaro Bautista vence duelo épico
Viveu-se uma batalha épica na primeira corrida do Mundial de Superbike 2022 no Estoril. Primeiro Toprak Razgatlioglu (Yamaha) bateu Jonathan Rea (Kawasaki), mas depois o campeão mundial foi surpreendido por Álvaro Bautista (Ducati). O espanhol conseguiu assim a sua quarta vitória na presente temporada.
Como o asfalto estava mais fresco do que nos treinos, Rea confiou nos Pirelli de corrida SC0. Razgatlioglu e Bautista no SCX mais suave. Na primeira metade da corrida, Rea e Razgatlioglu afastaram-se na frente e lutaram como se a corrida estivesse prestes a terminar. Mas a partir da volta 15, Bautista transformou a dupla num trio – a estrela da Ducati tinha ficado muito tempo atrás da Yamaha de Andrea Locatelli.
Bautista herdou o segundo lugar na volta 16 depois de Rea ter travado e a partir daí perseguir Razgatlioglu. Os dois mudaram de posição várias vezes, com o piloto da Yamaha a beneficiar do seu desempenho excecional nos travões. Mas o espanhol usou o poder de sua Ducati para ultrapassar o turco na reta final. Rea foi batido pelo turco e terminou no terceiro.
A Honda teve um desempenho encorajador na primeira corrida com o 5º lugar para Iker Lecuona e o 6º lugar para Xavi Vierge. Scott Redding também impressionou durante muito tempo com bons tempos por volta e uma posição entre os 5 primeiros, mas no último terço da corrida o inglês caiu para o 8º lugar, ainda como o melhor piloto da BMW.
O programa das Superbike prossegue no domingo com a corrida de 10 voltas da Tissot Superpole às 11h00, antes da corrrida principal às 14h00.