WSBK, Donington: Vitória histórica de Bautista por terras inglesas
Jonathan Rea (Kawasaki) depois de dominar os treinos e a qualificação tinha razões para sorrir e esperar por chegar ao triunfo no circuito britânico, mas Álvaro Bautista estragou os planos do irlandês para fazer história e colocar uma Ducati a vencer em Donington – algo que não sucedia desde a vitória de Carlos Checa em 2011!
Rea (Kawasaki), Bautista (Ducati) e um surpreendente Danilo Petrucci (Ducati) largaram da primeira linha para a Corrida 1 de Superbike em Donington. Toprak Razgatlioglu (Yamaha) ficou em quarto na grelha, com Dominique Aegerter (Yamaha) na sexta posição. Tom Sykes destacou-se como o melhor piloto da BMW, em oitavo lugar, com os pilotos do HRC fora dos dez primeiros.
Nas primeiras dez voltas vimos a corrida mais emocionante da temporada até agora. Rea, Razgatlioglu e Bautista revezaram-se na liderança . Mas, devido a essas lutas por um lugar ao sol, os restantes aproximaram-se dos líderes.
A meio da corrida Bautista já ocupava o 1º lugar. A fazer várias voltas em 1min26s, o espanhol ia-se livrando dos perseguidores, apenas Razgatlioglu manteve-se perto do seu ritmo, mas por pouco tempo. Na volta 14, a resistência do piloto da Yamaha foi quebrada e Bautista garantiu uma vitória incontestável. Esta foi a primeira vitória de um piloto da Ducati em Donington, desde Carlos Checa em 2011, precisamente há doze anos!
Após 23 voltas, Razgatlioglu em segundo ficou 3,7 segundos atrás, Rea em terceiro a 6,1 segundos, Petrucci cruzou a linha de chegada em quarto e Andrea Locatelli (Yamaha) completou os cinco primeiros. Tom Sykes que foi o melhor piloto da BMW durante a maior parte da corrida, perdeu o seu oitavo lugar na última volta para Scott Redding. Dominique Aegerter e Philipp Öttl tiveram azar ao saírem da pista na última volta. Enquanto o suíço levou a sua Yamaha até final em P12, o alemão rolou com um problema técnico na sua Ducati.
No final, Álvaro Bautista conquistou a sua 15ª vitória em 2023, e 11ª consecutiva , enquanto o seis vezes campeão Rea garantiu o seu 250º pódio no Mundial de SBK. Toprak Razagatlioglu foi segundo uma vez mais e o piloto da casa irlandês foi terceiro.
O Mundial de SBK prossegue amanhã no circuito de Donington Park com a corrida da Superpole às 13h00 e a Corrida 2 a partir das 16h00 (hora de Portugal continental).