WSBK, Donington, Corrida 2: Razgatlioglu coroado em Donington com um hat-trick

Por a 17 Julho 2022 18:30

O atual campeão nunca tinha feito um hat-trick nas SBK, tornando-se apenas o terceiro piloto a fazê-lo com três vitórias em Donington Park este fim-de-semana.

Esta manhã, Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com Brixx) assegurou a sua segunda vitória do fim-de-semana. Venceu a corrida de 10 voltas da Tissot Superpole e estabeleceu um novo recorde de volta mais rápida usando o novo pneu SCQ da Pirelli na sua R1. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) terminou na segunda posição, a 1.08s, e Scott Redding (BMW Motorrad SBK) completou o pódio, a 3.88s do piloto turco. Álvaro Bautista (Aruba.it Racing Ducati), Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) e Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing Ducati) completaram a classificação dos seis primeiros.

Como nas duas corridas anteriores, na Corrida 2 das SBK desta tarde Razgatlioglu chegou á curva 1 na posição de líder, mas, ao contrário da Corrida 1 e da Corrida Tissot Superpole, o turco não conseguiu descolar dos seus rivais, pois Rea ficou com ele praticamente toda a corrida. Na 3ª volta Rea inicialmente passou o turco na curva 9, mas Razgatlioglu respondeu imediatamente na curva 11, com o mesmo acontecendo novamente na volta 6, depois que Razgatlioglu estava um pouco off-line através dos Foggy Esses.

No início da 14ª volta, Razgatlioglu ficalmente conseguiu começar a abrir uma vantagem para Rea depois de resistir 13 voltas de pressão constante ao hexacampeão da Kawasaki, com a dupla muitas vezes lado a lado na corrida até aos ésses Foggy. A dupla conseguiu distanciar-se de Álvaro Bautista, com o espanhol a conquistar o primeiro pódio do fim-de-semana. Conseguindo atacar Rea nos momentos finais da corrida, Bautista a ultrapassarria Rea na volta 19 na curva 11 para assumir o segundo lugar, deixando o piloto do Ulster em terceiro.

Este resultado significa que todos os três pilotos na luta pelo título de 2022 já fizeram um hat-trick nas suas carreiras na SBK, com Razgatlioglu, o mais recente, a juntar-se a este clube exclusivo após as suas três vitórias deste fim-de-semana em Donington. Razgatlioglu já conquistou 22 vitórias em SBK e contabiliza 66 pódios, enquanto a Yamaha agora tem 99 vitórias. O segundo lugar de Bautista deu-lhe o seu 40º pódio nas SBK, enquanto a Ducati tem agora 999 pódios no Campeonato, com Rea a passar para 228 pódios na carreira!

Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing Ducati) conquistou o quarto lugar em Donington Park e, na volta em que o seu companheiro de equipa ultrapassou Rea, pareceu também ele ser capaz de desafiar o norte-irlandês, mas a diferença estabilizou em 1,2 segundos. Scott Redding concluiu um fim-de-semana muito forte com o quinto lugar, com Redding a deixar a sua ronda caseira com um terceiro, quarto e quinto lugares. Redding terminou a corrida à frente de Alex Lowes, o sexto classificado.

Axel Bassani (Motocorsa Racing) voltou a ser o melhor piloto dos independentes, repetindo o feito da Corrida 1 ao terminar no sete primeiros. O italiano terminou à frente do compatriota Andrea Locatelli (Pata Yamaha com Brixx) em oitavo lugar, com o italiano mais de sete segundos à frente de uma luta incrível pelo nono lugar. Loris Baz (Bonovo Action BMW) conquistou o nono lugar depois de uma batalha com outros quatro pilotos pelo nono lugar, ultrapassando Iker Lecuona (Team HRC) nas últimas voltas da corrida.

Lecuona teve que se defender de um desafio tardio do piloto americano Garrett Gerloff (GYTR GRT Yamaha) com o piloto espanhol saindo na frente por apenas 0,084s; Lecuona continua a ser o único piloto a terminar entre os dez primeiros em todas as corridas desta temporada.

A volta mais rápida da corrida ficou na posse de Álvaro Bautista (Ducati), 1m27,644s.

O Campeonato do Mundo de Superbike volta à ação dentro de duas semanas, de 29 a 30 de julho, no Autódromo de Most, na República Checa.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA 2 DE SUPERBIKE – DONINGTON PARK

1.            Toprak Razgatlioglu        Yamaha              

2.            Álvaro Bautista Ducati   + 1,102 segundos

3.            Jonathan Rea    Kawasaki             + 2,615

4.            Michael Rinaldi Ducati   + 5.067

5.            Scott Redding   BMW    + 8.256

6.            Alex Lowes        Kawasaki             + 10.114

7.            Axel Bassani      Ducati   + 13.422

8º.          Andrea Locatelli               Yamaha               + 15.514

9.            Loris Baz              BMW    + 23.119

10           Iker Lecuona     Honda  + 23.512

CAMPEONATO

1.            Álvaro Bautista Ducati   246

2.            Jonathan Rea    Kawasaki             229

3.            Toprak Razgatlioglu        Yamaha               203

4.            Andrea Locatelli               Yamaha               124

5.            Michael Rinaldi Ducati   119

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x