WSBK: Beatriz Neila e Pata Yamaha no Campeonato do Mundo Feminino
A equipa oficial Pata Prometeon Yamaha anunciou que a atual campeã europeia feminina, Beatriz Neila, junta-se à sua formação em 2024.
A estudante universitária de 21 anos de Madrid, Espanha, disputará o novo Campeonato do Mundo Feminino FIM a bordo de uma Yamaha R7 da equipa Pata. Selecionada em 2019 para se juntar ao programa bLU cRU da Yamaha, que incluiu a participação no prestigiado Yamaha VR46 Master Camp, Neila disputou todas as nove rondas do WorldSSP300 daquela temporada, onde a sua tenacidade, dedicação e atitude positiva brilharam dentro da família Yamaha.
Em 2020, Neila voltou sua atenção para o Campeonato Europeu Feminino, conquistando o título nesse ano e depois dominando a série pelas três temporadas seguintes, cada uma das quais a viu novamente coroada campeã.
Para Neila, competir no nível do Campeonato Mundial foi o próximo passo óbvio: “Competir no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Motociclismo com a equipa Pata Prometeon Yamaha é um sonho que se tornou realidade para mim. Dpois de vencer o Campeonato Europeu Feminino por quatro anos consecutivos realmente queria passar para o cenário mundial – este Campeonato Mundial Feminino da FIM é o futuro e será um momento histórico no motociclismo para todos nós. Disse Neila.
As minhas metas para esse ano são trabalhar muito, divertir-me, aprender muito com minha equipa e sorrir. É uma honra para mim fazer parte da família ‘blue’ mais uma vez e estou super feliz! Quero agradecer a todos na Yamaha e à equipa por esta fantástica oportunidade.”
O Campeonato do Mundo Feminino de Circuit Racing foi lançado oficialmente pela Dorna e pela FIM no final da temporada 2023 do WorldSBK em Jerez no final do ano passado, como uma sére monomarca disputada com motos Yamaha R7 Supersport.
O Campeonato do Mundo Feminino de Velocidade da FIM acontecerá durante seis jornadas do Mundial de Superbike, com duas corridas por fim de semana.
Calendário do Campeonato do Mundo Feminino de Velocidade
14-16 de junho – Circuito Mundial de Misano, Itália
12-14 de julho – Donington Park, Reino Unido
09-11 de agosto – Autódromo Algarve, Portugal
23-25 de agosto – Balaton Ring, Hungria
20-22 de setembro – Circuito de Cremona, Itália
18 a 20 de outubro – Circuito de Jerez, Espanha