WSBK, Barcelona, Corrida 1: Bautista demolidor humilha Toprak e Rea
Domínio absoluto de Alvaro Bautista que terminou a Corrida 1 de SBK em Barcelona com quase uma recta de vantagem sobre a dupla Toprak Razgatlioglu / Jonathan Rea, respetivamente segundo e terceiro. Ivo Lopes terminou à porta dos pontos, no 16º lugar.
Há um ano, Álvaro Bautista dominou sua corrida em casa em Barcelona com a pole e venceu as três corridas. No quarto encontro do Campeonato do Mundo de Superbike em 2023, tudo aponta para que isso se repita. O campeão mundial largou da pole position com o melhor tempo para a primeira corrida, com o estreante Dominique Aegerter (Yamaha) e Jonathan Rea (Kawasaki) ao lado da estrela da Ducati na 1ª linha; Toprak Razgatlioglu (Yamaha) foi o oitavo da grelha. O melhor piloto da BMW na grelha foi Garrett Gerloff em 9º lugar, Ivo Lopes que substituiu nesta prova o lesionado Van der Mark partia do 20º lugar.
Bautista entrou na primeira curva na frente e, com os tempos mais rápidos, estabeleceu uma vantagem confortável em poucas voltas. O espanhol da Ducati esteve à frente do companheiro de equipa Michael Rinaldi por apenas três voltas, quando a corrida foi interrompida após a queda de Eric Granado. O brasileiro estava consciente e foi levado ao centro médico.
O reinício ocorreu para o final de 17 voltas – e na frente foi idêntico ao da primeira largada. Bautista fez uma largada perfeita, aumentando a vantagem a cada volta. Às vezes ele estava 11 segundos à frente e venceu no final com pouco menos de 9 segundos.
No início, os pilotos rivais da Ducati Rinaldi e Axel Bassani lutaram pelo segundo lugar. Na disputa pelas posições, houve contato, que ocasionou a queda do piloto. A partir daí, Rea e Razgatlioglu assumiram as posições do pódio. Foi apenas na última volta que o piloto da Yamaha empreendeu um ataque sério e garantiu o segundo lugar à frente do recordista mundial com uma hábil manobra de travagem, mas já praticamente sem pneus na R1.
Apenas 0,2 segundos atrás do piloto de fábrica da Yamaha, Andrea Locatelli e Dominique Aegerter cruzaram a linha de chegada em quarto e quinto lugar. Bassani teve problemas com os pneus nos momentos finais e caiu para o sétimo lugar atrás do piloto da Honda Iker Lecuona (6º). Garrett Gerloff terminnou como a melhor BMW no 9º lugar, com Danilo Petrucci a encerrar o top 10.
Ivo Lopes terminou a sua primeira corrida do Mundial de SBK no 16º lugar atrás do malaio Hafizh Syahrin e na frente do ex-campeão mundial Tom Sykes e de Lorenzo Baldassarri. O piloto lisboeta da RockiT BMW terminou a 46.947s do vencedor.
TOP 6 – CORRIDA 1 SBK, BARCELONA
1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)
2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +8.864s
3. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +8.927s
4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +13.992s
5. Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) +14.206s
6. Iker Lecuona (Equipe HRC) +15.809s
- Tweet
-
- Pin It
-
WSBK, Marco Melandri ‘Toprak, desde que o vi em pista em 2019, tinha algo de especial’13 Novembro 2024 12:47
-
WSBK, Jonathan Rea ‘A Yamaha também tem de fazer o seu trabalho de casa’11 Novembro 2024 12:15