WSBK, Austrália, Corrida 1: Vitória de sonho do estreante Bulega
Nicolo Bulega lutou para conquistar uma vitória histórica na Corrida 1 em Phillip Island, Locatelli levou a Yamaha ao segundo posto e Andrea Iannone fez um regresso incrível à competição para no final garantir o seu primeiro pódio nas SBK. Um começo de época por demais emocionante e cheio de supresas…
Participando na sua primeira corrida desde 2019, o estreante no Mundial de Superbike Andrea Iannone fez uma partida brilhante ao tirar a liderança de Nicolo Bulega que tinha a pole. O sucessor de Philipp Öttl na equipa Ducati, Go Eleven, liderou as primeiras quatro voltas e lutou pelos lugares do pódio até ao final.
No entanto, Iannone não teve hipóteses contra Nicolo Bulega. O campeão mundial de supersport assumiu a liderança na volta 5 e fez uma corrida fantástica e impecável. O piloto da Ducati esteve por vezes quase quatro segundos à frente, 2,3 segundos à frente de Andrea Locatelli (Yamaha) e Iannone. A última vez que um estreante venceu a sua primeira corrida foi o seu companheiro de equipa Álvaro Bautista em 2019.
O espanhol foi quem fez a melhor largada, passando de nono para segundo na primeira curva, mas depois passou pelo desatre, uma queda repentina na quarta volta, baixando de 4º para 10º terminando a corrida no último lugar pontuável, em 15º. Pior ainda foi Jonathan Rea, que não foi competitivo na sua primeira corrida com a Yamaha e cruzou a linha de chegada em 17º lugar, atrás de Philipp Öttl na Yamaha da GMT94.
O ritmo impressionante de Andrea Locatelli nas derradeiras voltas, fez com que ultrapassasse nomes como Iannone, Lowes e Razgatlioglu, mas a margem para Bulega era grande demais para ser fechada no final, terminando com a Yamaha da Pata Prometeon no segundo lugar, a quase três segundos do distante Bulega. Iannone garantiu o último degrau do pódio.
O melhor piloto da BMW foi Toprak Razgatlioglu, que cruzou a linha de chegada em quarto lugar. Mas durante o pit stop obrigatório para mudança de pneus, o turco ficou aquém do tempo mínimo e recebeu uma penalização de 1,2 segundos, o que o fez ficar atrás de Alex Lowes (Kawasaki) descendo ao 5º lugar.
Dominique Aegerter também mostrou uma corrida forte, conseguindo um ótimo sexto lugar apesar de estar atrasado nos testes e treinos. O seu companheiro de equipa na GRT Yamaha, Remy Gardner, caiu na sua corrida em casa. O melhor piloto Honda foi Xavi Vierge na 10ª posição.
Resultado da Corrida 1 SBK, Phillip Island
1º Nicolo Bulega (ITA) Ducati
2º Andrea Locatelli (ITA) Yamaha, + 2.280 segundos
3º Andrea Iannone (ITA) Ducati, + 2.630
4º Alex Lowes (GBR) Kawasaki, + 4.728
5º Toprak Razgatlioglu (TUR) BMW, +5.706
6º Dominique Aegerter (SUI) Yamaha, + 8.333
7º Michael van der Mark (HOL) BMW, + 8.647
8º Danilo Petrucci (ITA) Ducati, +9.965
9º Garrett Gerloff (EUA) BMW, + 11.699
10º Xavi Viergé (ESP) Honda, + 12.423