WSBK, Austrália, Corrida 1: Campeão Bautista arranca com vitória à chuva

Por a 25 Fevereiro 2023 09:26

Arrancou o campeonato do mundo de Superbikes, com o campeão a entrar com o pé direito. Álvaro Bautista (Ducati) venceu a primeira corrida do fim de semana e do ano, à chuva, com uma excelente ultrapassagem no segundo classificado Jonathan Rea (Kawasaki). Toprak Razgatlioglu (Yamaha) terminou num solitário terceiro lugar.

Era Razgatlioglu que partia da pole position, mas Bautista, que começava em segundo, ativou o holeshot antes de ser passado por Rea na curva 10 da primeira volta. A partir daí, Rea e Bautista foram ganhando distância para os perseguidores enquanto lutavam pela vitória. Rea esteve com mais de um segundo de vantagem durante a primeira metade da corrida, mas Bautista nunca o perdeu de vista e começou a aproximar-se.

Na volta 10, Bautista efetuou a manobra decisiva na curva Stoner, mantendo-se na liderança até ao final da prova. Bautista ainda deslizou na curva 8 poucas voltas depois de passar Rea, mas, embora o britânico se tenha aproximado, Bautista voltou a conseguir fugir, vencendo por mais de três segundos.

Atrás dos dois da frente, o polesitter Toprak Razgatlioglu teve uma corrida solitária em terceiro, seis segundos atrás de Bautista, mas dez à frente do colega de equipa Andrea Locatelli. Axel Bassani subiu de 14.º para quinto, com duas grandes voltas iniciais que o colocaram logo no top-10. Depois disso, foi subindo lugares e terminou atrás de Locatelli. Iker Lecuona foi o melhor piloto da Honda em sexto, tendo começado em 11.º. Danilo Petrucci também ganhou lugares durante a prova, terminando em sétimo. Ambos lutaram e tocaram-se na última volta, com os stewards a penalizarem Petrucci com a perda de um lugar, fazendo com que Xavi Vierge fosse sétimo e Petrucci oitavo.

Vierge também foi recuperando lugares ao longo da corrida, tendo começado em 17.º, terminando à frente da dupla da BMW, Scott Redding e Garrett Gerloff, com o norte-americano a terminar a cerca de cinco segundos do seu colega de equipa, dentro do top-10, depois de começar mais atrás.

Phillip Oettl foi 11.º, à frente do estreante Remy Gardner, a correr em casa. Gardner bateu o colega de equipa Dominique Aegerter (13.º), que começou na primeira linha da grelha, mas foi perdendo lugares, conseguindo ainda assim terminar nos pontos. Michael Ruben Rinaldi e Hafizh Syahrin terminaram nos últimos lugares pontuáveis. Eric Granado e Lorenzo Baldassarri concluíram fora dos pontos, tal como Loris Baz, que trouxe a moto às boxes durante a corrida e terminou com uma volta de atraso. Michael van der Mark e Alex Lowes abandonaram com quedas, com Tom Sykes e Oliver Konig a não terminarem a corrida também.

Top-6:

1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)

2. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +3.471s

3. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +6.168s

4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +16.789s

5. Axel Bassani (Motocorsa Racing) +20.918s

6. Iker Lecuona (Team HRC) +27.015s

author avatar
Bernardo Figueiredo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x