A Yamaha Motor Europe confirmou que Augusto Fernández vai substituir o lesionado Jonathan Rea na segunda ronda do Campeonato do Mundo de WSBK no Autódromo Internacional do Algarve.
Rea foi considerado inapto para a ronda de abertura do campeonato na Austrália depois de um acidente no tradicional teste de pré-temporada no Circuito do Grande Prémio de Phillip Island o ter deixado com múltiplas fracturas no pé esquerdo. O irlandês do norte regressou a casa em Belfast nos dias que se seguiram ao acidente e foi operado com sucesso na sexta-feira, 21 de fevereiro. O prazo exato para a reabilitação ainda não foi determinado, mas Rea vai falhar o teste de Portimão (14-15 de março) e a segunda ronda entre 28 e 30 de março.
O piloto de testes da Yamaha Factory Racing MotoGP, Augusto Fernández, vai substituir o hexacampeão do mundo, juntando-se à Equipa Oficial Pata Maxus Yamaha WorldSBK para o teste e a corrida em Portimão.
Fernández, de 27 anos, Campeão do Mundo de Moto2 em 2022, juntou-se à Yamaha como piloto de testes de MotoGP depois de dois anos a correr na categoria rainha, pelo que tem uma vasta experiência de corrida no circuito de Portimão. Embora esteja menos familiarizado com a R1 WorldSBK e com os pneus Pirelli, o teste de dois dias antes da segunda ronda dará ao espanhol a oportunidade de se habituar à moto.