WSBK, Assen, TL2: Bautista implacável no primeiro dia
Tal como no TL1, foi Alvaro Bautista quem liderou a sessão da tarde e o seu ritmo foi simplesmente implacável. Com um total de 22 voltas, muitas na casa do 1m34s, o atual Campeão do Mundo colocou a Ducati no degrau mais alto. Atrás do espanhol ficaram as duas Kawasaki de Alex Lowes e Jonathan Rea.
Ao cabo do primeiro dia, a primeira Kawasaki nas tabelas de tempos foi a de Alex Lowes. O seu companheiro de equipa Jonathan Rea foi o último piloto a melhorar o seu tempo geral e terminou em terceiro na sessão e nos tempos combinados das duas sessões. O piloto de maior sucesso no circuito, com 17 vitórias em seu nome, espera dar mais passos em frente, esperando que a temperaturas não subam amanhã. Duas Kawasakis entre as três primeiros, é um começo de fim de semana positivo para o Team KRT.
Mais uma vez, os pilotos independentes estiveram em grande forma e foi a equipa GYTR GRT Yamaha que ficou em quarto e quinto e, portanto, as melhores Yamahas. O bicampeão mundial de Supersport Dominique Aegerter foi quarto e fez o segundo maior número de voltas ao longo da sessão, enquanto o companheiro de equipa Remy Gardner ficou em quinto lugar, tendo sido terceiro na sessão da manhã. Ambos os pilotos pareciam confortáveis a bordo das suas R1s e estão ansiosos para atacar no sábado, tanto na Superpole quanto na corrida de abertura do fim de semana.
Na equipa de fábrica Pata Yamaha Prometeon, Andrea Locatelli ficou entre os cinco primeiros pela manhã e continuou forte à tarde. O italiano terminou em oitavo lugar. Depois de um pequeno problema eletrónico para Toprak Razgatlioglu no TL1 da manhã, o infortunio voltou a bater à porta do piloto turco, pois quando parecia bem no TL2 teve um encontro inesperado com um crocodilo inflável que se atravessou à sua frente, levando a ser erguida bandeira vermelha. Assim, Toprak terminou o dia com o 10º tempo.
Para a BMW, foi um dia de duas faces, já que Scott Redding foi quinto no TL1, mas ficou fora dos dez primeiros no TL2 devido a uma queda. Michael van der Mark foi foi o piloto das BMW mais rápido à tarde também, ficando entre os cinco primeiros.
Depois de um bom início de temporada em 2022, foi um tanto surpreendente ver a Honda a não entrar nos dez primeiros no primeiro dia, com Iker Lecuona apenas 13º e Xavi Vierge em 14º . Certamente muito trabalho a fazer em ambas as Hondas CBR Fireblade. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Ducati) terminou em 11º nos tempos combinados.