WSBK, Assen, TL2: Bautista fecha o primeiro dia como líder
Com condições de pista adversas devido à chuva intermitente, Álvaro Bautista (Ducati) fechou o primeira dia na frente de Razgatlioglu e Gardner.
A segunda sessão de treinos livres de Superbike da tarde começou com pouca ação em pista e muitos pilotos à espera de melhores condições. Metade do percurso estava seco e a outra metade estava pelo menos molhada. Entretanto, o sol brilhava e permitiu temporariamente operações regulares de treino.
Aos 15 minutos, Michael Rinaldi liderava a tabela de tempos. Com uma volta de 1:36.666 minutos o italiano na Motocorsa Ducati foi um bom segundo mais lento que Razgatlioglu pela manhã.
O líder do mundial Nicolò Bulega (Ducati), estabeleceu o tempo da primeira volta em 1:36 minutos, seguido por Jonathan Rea (Yamaha) e Rinaldi. Oito dos 23 pilotos fizeram a sua melhor volta pessoal. A meio da sessão de 45 minutos, Álvaro Bautista (Ducati) estabeleceu a volta mais rápida até agora neste fim de semana em 1:35.473 minutos.
A 16:52 minutos do fim, o segundo treino foi interrompido porque uma cerca de ar soltou-se de sua ancoragem na curva 8 e teve que ser consertada. Mas antes que a sessão pudesse continuar, uma forte chuva caiu das nuvens escuras sobre a pista de corrida. Melhorias de tempo eram impossíveis de alcançar. Alguns pilotos aproveitaram as condições então completamente molhadas para treinar na chuva, porque o tempo deverá permanecer instável no sábado.
Alvaro Bautista lidera a lista dos tempos combinados à frente de Toprak Razgatlioglu e de um surpreendente Remy Gardner (Yamaha), continua a ter o melhor registo entre as motos de Iwata. Jonathan Rea manteve o quinto melhor tempo e Alex Lowes (Kawasaki) caiu de segundo para P7. No entanto, nem os tempos das voltas nem a ordem, são ainda significativos.
A terceira sessão de treinos livres de Superbike está agendada para as 8h00 de sábado.