Com um tempo primaveril de céu azul e sol, mas apenas 12 graus de temperatura ambiente, a terceira ronda do Mundial de Superbike teve esta manhã início em Assen, com Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) a assinar o tempo mais rápido.
O espanhol garantiu o primeiro lugar, à frente de Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) e do seu colega de equipa Nicolo Bulega no Treino Livre 1, com os cinco primeiros separados por 0,500s e os 12 primeiros com menos de um segundo de diferença.
Bautista teve um início forte na ronda, registando tempos por volta consistentes e rápidos. O seu melhor tempo foi de 1’34.365s, liderando sobre o campeão em título Toprak Razgatlioglu por apenas um décimo de segundo na sessão de 45 minutos, com ‘El Turco’, tal como Bautista, rápido e consistente. O terceiro lugar foi para Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) com 1’34.640s, com apenas três décimas de diferença num início de fim de semana renhido.
A meio da sessão de 45 minutos, Razgatlioglu liderava com um tempo de 1:34.556 minutos, apenas um pouquinho à frente da dupla da Ducati, Nicolo Bulega e Bautista. Doze minutos antes do final, Bautista assumiu a liderança com o tempo de 1:34.365 min, e ninguém chegou perto desse recorde até ao final. O espanhol é seguido por Razgatlioglu, Bulega e Andrea Iannone (Pata Go Eleven Ducati). O suíço Dominique Aegerter começou o fim de semana com força, chegou a ficar em quarto lugar e terminou em quinto como o melhor piloto da Yamaha.
Assen é um território novo para a Bimota, Alex Lowes terminou em décimo; O piloto de fábrica da Kawasaki, Garrett Gerloff, terminou em décimo segundo. O treino foi uma decepção para a Honda: Iker Lecuona terminou em 13º lugar, enquanto o seu companheiro de equipa Xavi Vierge não pôde pilotar devido a problemas técnicos na sua Fireblade.


Resultado do FP1 SBK, Assen:
1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 1’34.365s
2. Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.102s
3. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) +0.272s
4. Andrea Iannone (Team Pata GoEleven) +0.395s
5. Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) +0.500s
6. Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.571s