WSBK, Assen, Corrida da Superpole: Bautista domina de novo
O campeão do mundo Álvaro Bautista continua a deixar a sua marca no encontro de Assen das Superbike, com a vitória esta manhã na corrida da Superpole. O piloto espanhol da Ducati deixou Jonathan Rea (Kawasaki) a 0,916 segundos e Toprak Razgatlioglu (Yamaha) a quase dois segundos.
Desde 2019, o Mundial de Superbike apresenta a emocionante corrida da Superpole de apenas 10 voltas. O nome vem do fato de que o resultado serve para definir a grelha de partida para a segunda corrida de Superbike. Os 9 primeiros recebem até 12 pontos no Campeonato do Mundo e ocupam as nove primeiras posições da grelha, correspondendo as restantes posições à Superpole de sábado.
Alvaro Bautista (1º) e Axel Bassani (8º), que foram penalizados no sábado, foram autorizados a regressar às suas posições iniciais para a corrida da Superpole. De acordo com a qualificação, a primeira linha foi composta por Bautista, Jonathan Rea (Kawasaki) e Toprak Razgatlioglu (Yamaha). Atrás deles, alinharam-se Alex Lowes (Kawasaki), Scott Redding (BMW) e Andrea Locatelli (Yamaha).
O azarado da manhã foi Loris Baz, cuja BMW aparentemente sofreu uma falha de motor na volta de aquecimento. A largada foi atrasada 15 minutos por temores de que a pista fosse contaminada com óleo, sendo a distância da corrida reduzida para apenas oito voltas. No início da corrida (10h00 de Portugal continental), o sol brilhava e o temporizador marcava 19 graus Celsius no ar.
Rea foi o mais rápido na largada, mas na primeira volta Bautista passou para a frente e ditou o ritmo, mas o piloto da Kawasaki pressionou muito o espanhol. No final, no entanto, o espanhol da Ducati fez uma série de voltas rápidas com a sua Panigale V4R e venceu por quase um segundo sobre o norte-irlandês e 1,8 segundos sobre Razgatlioglu.
Como apêndice do top 3, Alex Lowes (Kawasaki) fez uma corrida solitária até terminar em 4º lugar. Andrea Locatelli (Yamaha) venceu a divertida batalha pelo quinto lugar à frente de Bassani e Aegerter. Scott Redding foi o melhor piloto da BMW em oitavo lugar. O inglês perdeu muitas posições na largada e Xavi Vierge trouxe a melhor Honda para casa com o 9º lugar.
Hoje as Superbike voltam à ação a partir das 13h00 para a corrida 2 que fecha o programa do WorldSBK em Assen.
Os nove primeiros após a WorldSBK Tissot Superpole Race:
1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)
2. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0,916s
3. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +1.757s
4. Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +3.126
5. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +6.067s
6. Axel Bassani (Motocorsa Racing) +6.781s
7. Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) +7.054s
8. Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +7.125s
9. Xavi Vierge (Equipe HRC) +8.568s
Volta mais rápida: Álvaro Bautista, Ducati – 1m33,780s