WSBK, Assen, Corrida 2: Toprak conquista vitória histórica para a BMW

Por a 21 Abril 2024 15:37

A corrida 2 de Superbike foi emocionante até à bandeira axadrezada. A BMW e Toprak Razgatlioglu conquistaram a primeira vitória no Circuito TT de Assen e Remy Gardner (Yamaha) conquistou o primeiro pódio no WorldSBK.

A grelha de partida para a segunda corrida de Superbike em Assen mudou drasticamente devido à corrida da Superpole. Álvaro Bautista largou da pole, ao lado do seu companheiro de equipa na Ducati, Nicolò Bulega, e do britânico da Kawasaki, Alex Lowes. Jonathan Rea (Yamaha) começou a corrida em quinto e Toprak Razgatlioglu (BMW) largou de nono.

Quando a corrida começou, às 14h, fazia 11 graus e o asfalto não estava significativamente mais quente. A chuva estava prevista para as 14h20, mas felizmente houve apenas algumas gotas que não afetaram a corrida. Apesar das condições frescas e por vezes adversas, um número surpreendente de 56.734 espectadores preencheu as bancadas de Assen.

A partir da primeira volta houve uma luta dura na frente e na volta 13 os 7 primeiros estavam separados por apenas um segundo. Nas voltas finais houve um duelo épico entre Toprak Razgatlioglu (BMW), Alvaro Bautista (Ducati) e Remy Gardner (Yamaha), que o turco venceu com uma forte volta final. Esta foi a sua primeira vitória e também da BMW em Assen!

O segundo lugar ficou com o campeão mundial Álvaro Bautista, que liderou durante muito tempo a corrida e que vai regressar a casa como líder do campeonato. Até ao momento, apenas o piloto de 39 anos subiu ao pódio em todas as corridas.

Remy Gardner festejou efusivamente o terceiro lugar, porque na verdade este foi o primeiro pódio na categoria Superbike do ex-campeão do mundo de Moto2.

Nas primeiras voltas, Jonathan Rea também esteve na frente, mas depois o piloto da Yamaha teve problemas e caiu para trás. Rea e Alex Lowes, os dois ex-companheiros caíram na luta por uma posição. Apenas Rea, o ‘Rei de Assen’, conseguiu continuar a corrida e terminou em 19º.

O melhor piloto da Honda foi Xavi Vierge na décima posição, mas apenas 0,1 segundos à frente de Tarran Mackenzie da equipa Petronas. Com uma fase final forte, Dominique Aegerter chegou ao 7º lugar depois de estar apenas em 17º na primeira volta. Philipp Öttl chegou aos pontos na 14ª posição.

O Campeonato do Mundo de Superbike faz agora uma pausa de dois meses, regressando a ação nos dias 14, 15 e 16 de junho para a ronda de Emilia-Romagna no Circuito Mundial de Misano ‘Marco Simoncelli’.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x