Quem esperava um duelo entre Nicolò Bulega (Ducati) e Toprak Razgatlioglu (BMW) na primeira corrida de Superbike em Assen ficou decepcionado. O italiano venceu corrida de forma categórica, na frente de um supreendente Andrea Locatelli (Yamaha).
Na Superpole desta manhã, o piloto privado da Ducati, Sam Lowes, surpreendentemente garantiu a primeira posição de largada com um tempo recorde. Além do inglês, o líder do campeonato Nicolò Bulega (Ducati) e o seu companheiro de equipa Alvaro Bautista largaram na primeira fila. O campeão mundial Toprak Razgatlioglu (BMW) – na verdade largando em terceiro lugar – foi penalizado e ficou em sexto no grid.
A penalização de três posições provou ser decisiva para a corrida. Enquanto Bulega fez o holeshot e teve os tempos de volta mais rápidos após três voltas, já tendo uma vantagem de 1,7 segundos sobre o segundo colocado, o campeão mundial chegou apenas em oitavo na primeira volta e teve que lutar para subir lugares.
Na segunda metade da corrida, Razgatlioglu teve cada vez mais problemas com os pneus e teve que ceder o segundo lugar no pódio para Locatelli. No final, não foi o suficiente nem para manter Petrucci para trás, que completou o pódio em terceiro lugar. Com os tempos de volta mais lentos, o decepcionado Razgatlioglu cruzou a linha de chegada em quarto lugar.
A Honda conseguiu um resultado excelente e merecido. Iker Lecuona impressionou na quinta posição e Xavi Vierge, que esteve forte na fase final, terminou em sexto. Além do forte Locatelli, Dominique Aegerter também confirmou o progresso da Yamaha ao terminar em sétimo.
Para a Bimota, no entanto, as coisas não foram particularmente bem-sucedidas. Axel Bassani caiu na última volta enquanto lutava pelo quinto lugar. O companheiro de equipa Alex Lowes também escorregou, mas mesmo assim conseguiu cruzar a linha de chegada na décima primeira posição.
Na volta 9, Razgatlioglu assumiu o segundo lugar, à frente do bravamente lutador Andrea Locatelli (Yamaha), mas a diferença para Bulega já era de 4,6 segundos. Mas enquanto o líder do mundial caminhava para uma vitória confortável com os tempos de volta mais rápidos, o turco teve que continuar a defender-se contra Locatelli, e depois também contra Danilo Petrucci (Ducati).
Amargo para a Ducati: o piloto de fábrica Alvaro Bautista, Sam Lowes, Andrea Iannone e Yari Montella não terminaram a primeira corrida devido a quedas.





Resultado da Corrida 1 SBK: 1. Nicolo Bulega (I) Ducati; 2. Andrea Locatelli (I) Yamaha + 7,801 segundos; 3. Danilo Petrucci (I) Ducati + 14.827; 4. Toprak Razgatlioglu (TR) BMW + 17.137; 5. Iker Lecuona (E) Honda + 22.653; 6. Xavi Vierge (E) Honda + 22.865; 7. Dominique Aegerter (CH) Yamaha + 23.248; 8. Remy Gardner (AUS) Yamaha + 23.854; 9. Michael vd Mark (Holanda) BMW + 29.120; 10. Scott Redding (GB) Ducati + 34.607; etc.