Os testes da Austrália proporcionarão a janela final de pré-época para as equipas prepararem as suas motos e pilotos para o próximo Campeonato do Mundo de Superbike.
As más condições meteorológicas limitaram as entradas em pista nos dois primeiros dias de testes em Jerez, e depois condições igualmente sombrias afetaram a capacidade dos pilotos de forçar também as suas motos em Portimão.
Parece que segunda e terça-feira, 17 e 18 de fevereiro e os últimos dias de testes de pré-temporada que serão realizados na Austrália, finalmente darão às equipas a hipótese de correr com as suas motos sem serem afetadas pelo tempo chuvoso, proporcionando uma tremenda oportunidade para as equipas.

Com Toprak Razgatlioglu de volta à ação depois de ter partido o dedo durante a offseason, a equipa ROKiT BMW está de volta em força depois de Michael van der Mark ter sido o único piloto da grelha a representar a BMW em Jerez.
Scott Redding (MGM BONOVO Racing) está de volta à Ducati, e até ao momento, nesta pré-época, a mudança parece estar a agradar-lhe. Outros pilotos independentes da Ducati vão juntar-se a Redding e aos outros na pista para testes, como Andrea Iannone e o melhor piloto independente de 2024, Danilo Petrucci. Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) tem sido igualmente impressionante durante os limitados testes de pré-época até agora, superando mesmo o regressado Toprak Razgatlioglu na volta mais rápida no Dia 2 de Portimão. O estreante independente da Ducati, Ryan Vickers (Motocorsa Racing) fará a sua primeira viagem ao WorldSBK na Austrália na sua carreira até ao momento.
Passando ao novo fabricante Bimota, Alex Lowes e Axel Bassani impressionaram muitos no paddock, porque têm sido muito competitivos com a novíssima Bimota KB998 Rimini nos testes. Marcel Duinker, chefe de equipa de Bassani, falou no evento de lançamento da equipa Bimota e elogiou Bassani pela sua melhoria nos tempos da Tissot Superpole com o pneu SCQ.

A pré-época de Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) também tem sido rápida até agora e, agora, antes da sua terceira temporada no WorldSBK, o piloto australiano espera começar a sua época forte em casa. O colega de equipa Dominique Aegerter afirmou que, após os testes de Portimão, ainda sentia dores no ombro, que ainda tinha uma placa de metal a reforçá-lo após um grave acidente de BTT em agosto de 2024. Desde então, removeu a placa no início de fevereiro de 2025 e está ansioso por correr sem dores.

Ainda entre os ‘blues’, falemos do seis vezes campeão Jonathan Rea. O trabalho da sua equipa Pata Maxus Yamaha nesta pré-época parecem estar a dar resultados até agora, em comparação com o que vimos até agora nesta pré-época. Rea está ladeado pelo seu companheiro de equipa Andrea Locatelli, que tem sido consistentemente rápido durante a pré-época, mas os dois dias de testes da Austrália podem dar-lhe uma oportunidade de progredir na sua configuração. Por último, o estreante Bahattin Sofuoglu (Yamaha Motoxracing) sofreu um acidente em Portimão no segundo dia, que o levou a um hospital local com o que se suspeita ser uma lesão na clavícula.
Garrett Gerloff aparentemente adaptou-se rapidamente à ZX-10RR Ninja da sua equipa após a sua mudança da BONOVO Action BMW para a Kawasaki nesta offseason. Tem-se saído consistentemente bem durante os dias de testes de pré-época até agora, e talvez o tempo seco nos dias de testes da Austrália permita ao texano mostrar o seu verdadeiro potencial com a moto, que nas suas palavras, será “lutar na frente”.

Uma das surpresas da pré-época deste ano foi o ritmo acelerado da equipa HRC nos testes até ao momento. Xavi Vierge esteve consistentemente entre as 10 primeiras posições ao longo dos vários dias de testes, e Iker Lecuona registou um P7, apesar de ainda estar a recuperar da sua costela partida sofrida na pré-época. A dupla de pilotos da equipa espanhola HRC espera continuar a estabelecer-se em cima das suas motos com os últimos dias de testes de pré-temporada e continuar a ambientar-se à nova suspensão Ohlins das suas motos.
Embora tenha feito a sua estreia no WorldSBK em 2022 com a sua aparição na República Checa, o britânico Ryan Vickers é um dos quatro rookies da grelha este ano. Pareceu rápido nos testes em Portimão, no entanto as condições chuvosas em Portimão e Jerez deixaram muitos curiosos sobre como se irá sair este ano. Na pré-época, a Barni Spark Racing Team expandiu-se e adicionou um novo piloto: o também italiano e estreante no WorldSBK, Yari Montella. Montella tem-se mostrado competitivo até ao momento, ficando em P3 no chuvoso Dia 1 de Jerez.