Na primeira corrida de Superbike em Portimão vimos Álvaro Bautista como se estivesse nos seus melhores tempos para chegar ao segundo lugar na corrida de sábado.
Embora o campeão do mundo da Ducati tenha marcado o segundo melhor tempo na sexta-feira, caiu e sofreu uma desagradável escoriação no antebraço direito na Superpole, o que resultou numa corrida de sacrifício na tarde de sábado, que ainda assim levou o piloto de Talavera de la Reina conseguir a sua melhor qualificação de 2024 e a chegar ao segundo lugar na corrida da tarde.
– “Uma das minhas melhores qualificações deste ano, mas não me ajudou na corrida – muito pelo contrário”, lamentou o espanhol numa entrevista ao Speedweek.com. “Na verdade, consegui sair bem, mas escolhi a linha interna e então muitos pilotos chegaram de fora e quase colidi com eles. Soltei o acelerador e eles passaram por mim. Pelo menos isso tornou a corrida extremamente interessante, especialmente do meu ponto de vista.”
O piloto de 39 anos também fez a volta mais rápida da corrida em 1:40.612 minutos e alcançou os três primeiros na volta 14. No final, Bautista falhou a vitória por apenas 0,8 segundos, também porque travou uma refrescante batalha pela posição com Danilo Petrucci (Barni Ducati) nas últimas duas voltas.