WSBK, Álvaro Bautista (1º.): “O vento aqui é um grande problema para mim”
A recta de quase um quilómetro de Aragão é perfeita para o peso leve Álvaro Bautista, que consegue acelerar a sua moto desde a primeira velocidade até ao topo mais rápido do que qualquer outro. Sem surpresa, o líder do Campeonato do Mundo foi o mais rápido na sexta-feira ; na tabela de tempos combinada do TL1 e TL2. O espanhol está 0,077 segundos à frente do segundo, o seu companheiro de equipa da equipa de fábrica da Ducati, Michael Rinaldi.
“Depois do treino da manhã, não esperava este primeiro lugar. O vento foi semelhante ao teste aqui – forte demais para mim. A aderência também não é fantástica nesta pista e por isso a moto dança debaixo de mim”, referiu Bautista, apenas oitavo no TL1. “Os pneus traseiros degradam-se mais rapidamente nesta pista do que em qualquer outro lugar, não sei se é da superfície ou o layout. O vento é um grande problema para mim, em última análise tenho que me adaptar porque é igual para todos. De alguma forma tenho que compensar os meus défices com o peso e controlar a moto, mas não sei se isso será suficiente para vencer.”
Mas, será que um bom café da manhã e almoço ajudam com algum peso extra? “Como muito à noite, alíás faço-o isso muito bem”, sorriu Álvaro. “Mas não de manhã nem na hora do almoço, porque senão eu ficaria letárgico. No passado fomos bons aqui no que diz respeito ao desgaste dos pneus. Essa é a chave para o sucesso.” Concluiu o pequeno piloto espanhol de 38 anos de Talavera de La Reina.