WSBK, Alvaro Bautista, 1º.: “A penalização trouxe-me a motivação que precisava”
Depois de vencer a Superpole, Álvaro Bautista (Ducati) desceu três lugares na grelha devido a uma penalização, mas isso motivou-o ainda mais para chegar ao triunfo na corrida principal de sábado em Assen, nos Países Baixos.
“Antes da corrida, estava irritado porque recebi uma penalização que não era necessária. A penalização foi boa porque deu-me mais motivação e agressividade para lutar pela vitória. Depois do meu ritmo na sexta-feira, talvez estivesse um pouco relaxado demais. E a pole position também foi fácil para mim. A penalização foi um aviso para mim, de que tenho que manter o foco, que não posso relaxar”.
Pouco antes da metade da corrida, Alvaro Bautista tomou o comando da prova na nona das 21 voltas e ampliou a sua vantagem para 3,148 segundos sobre o segundo Jonathan Rea, no final.
“Demorei-me nas primeiras voltas para entender a aderência e as condições. O Rea e o Toprak estavam com um ritmo muito bom no começo e não esperava isso. Nos treinos, dificilmente conseguiram fazer voltas em 1’34 min e na corrida conseguiram manter essa velocidade. A meio da corrida ainda tinha alguns décimos de segundo de vantagem, talvez não o suficiente para ir embora, mas pelo menos o bastante para que eles tivessem que desgastar os pneus atrás de mim. Nas últimas seis voltas, vi que a minha vantagem estava a aumentar lentamente e fiz tudo o que pude para abrir uma brecha. O meu plano funcionou.”
Com este seu sexto triunfo, Alvaro Batista aumentou sua vantagem no campeonato para 46 pontos sobre o segundo classificado da geral, Toprak Razgatlioglu.
Amanhã as Superbike voltam à ação a partir das 8h00 com o warm-up, seguindo-se a corrida da Superpole (10h00) e a corrida 2 (13h00).