WSBK: A turma dos rookies nas SBK
Cinco estreantes estão prontos para conquistar atenções no Mundial de Superbikes de 2024. Campeões nacionais, vencedores de corridas de MotoGP, dois campeões mundiais de SSP e mais estão a juntar-se à grelha deste ano, todos à procura de sucesso no seu novo desafio.
Andrea Iannone (Team GoEleven / Ducati V4R)
Um dos maiores nomes novatos a atingir o WorldSBK é Andrea Iannone, que se junta ao Team GoEleven. É o seu primeiro ano de volta às competições e ele optou por vir para o WorldSBK numa Ducati Panigale V4 R independente. ‘The Maniac’ foi rápido em Jerez durante dois testes no circuito espanhol e não esteve longe em Portimão, apesar de ser o seu primeiro tempo na ‘Montanha Russa’. Com várias vitórias já conquistadas, incluindo uma no MotoGP, e três lutas pelo título de Moto2, Iannone almeja o topo em 2024.
Sam Lowes (Elf Marc VDS Racing / Ducati V4R)
Nome sonante no paddock das Moto2, Sam Lowes fará a sua estreia nas SBK em 2024 com a Elf Marc VDS Racing Team, que também se estreia no Mundial de Superbike. É um regresso ao ponto onde o britânico se tornou Campeão do Mundo, quando conquistou o título Mundial de Supersport de 2013 antes de se mudar para o paddock do MotoGP. Lowes enfrenta uma nova aventura este ano na Panigale V4 R. Facto curioso é que vai competir contra o irmão gémeo Alex, figura de prova da Kawasaki Racing Team. Qual dos dois irmãos sairá vencedor?
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing / Ducati V4R)
Depois de duas temporadas no Mundial de Supersport, incluindo a conquista do título de 2023 em grande estilo, Nicolo Bulega foi promovido diretamente para a equipa de fábrica da Ducati em 2024. Será o parceiro do bicampeão mundial de SBK Alvaro Bautista. Bulega conseguiu 16 vitórias no ano passado no seu caminho para o título e a sua adaptação à Panigale V4 R foi incrível. Em quatro dias de testes de 2024, ‘Bulegas’ superou três dias. O italiano já recebeu rasgados elogios de Bautista com quem divide a box.
Tarran Mackenzie (Petronas MIE Racing Honda / Honda CBR1000RR-R)
Poderá o campeão britânico de 2021 surpreender no Mundial de SBK? Tarran Mackenzie está finalmente no WorldSBK a tempo inteiro, depois de percorrer um percurso que o levou da glória do campeonato britânico ao WorldSSP e ao WorldSBK. Optou por correr com a mesma equipa no ano passado no WorldSSP e foi uma temporada desafiadora, apesar de uma vitória na corrida Most em condições difíceis. De volta agora às Superbike, na Honda CBR1000RR-R, Tarran terá como objetivo ter uma temporada de estreia forte quando se reajustar a uma moto grande e colocar as mãos no pacote completo de 2024.
Adam Norrodin (Petronas MIE Racing Honda / Honda CBR1000RR-R)
Mackenzie e Bulega não são os únicos pilotos que saíram do Mundial de Supersport, com Adam Norrodin também a ingressar no World Superbike. O malaio permanece na Petronas MIE Racing Honda depois de correr com esta equipa no WSSP no ano passado ao lado de Mackenzie. Norrodin tem alguma experiência em Superbike desde o seu tempo no campeonato asiático, mas o WorldSBK será um avanço depois de ter pilotado a CBR600RR-R na temporada passada.
Calendário 2024 de Superbike
23 a 25 de fevereiro: Phillip Island, Austrália
22 a 24 de março: Circuito de Barcelona-Catalunha, Espanha
19 a 21 de abril: TT Circuit Assen, Holanda
14 a 16 de junho: Circuito Mundial de Misano “Marco Simoncelli”, Itália
12 a 14 de julho: Donington Park, Reino Unido
19 a 21 de julho: Autódromo Most, República Tcheca
9 a 11 de agosto: Autódromo Internacional do Algarve, Portugal
23 a 25 de agosto: Circuito de Balaton Park, Hungria*
6 a 8 de setembro: Circuito de Nevers Magny-Cours, França
20 a 22 de setembro: Circuito de Cremona, Itália*
27 a 29 de setembro: MotorLand de Aragon, Espanha
18 a 20 de outubro: Circuito de Jerez – Angel Nieto
*Circuitos ainda dependentes de homologação