WSBK 2024: Uma nova temporada com muitas mudanças

Por a 1 Janeiro 2024 15:40

Numa grelha com muitas mudanças, são muitas as interrogações que se colocam para a temporada de 2024 das Superbike. Quem será o campeão mundial, o melhor piloto independente ou a maior surpresa?

Começando por  Álvaro Bautista, será campeão mundial pela terceira temporada consecutiva? O piloto da Ducati foi o campeão de Superbike mais dominante que a série já viu em 2023. O baixinho e leve piloto espanhol venceu 27 corridas – o segundo maior foi Toprak Razgatlioglu com 6 vitórias – e mostrou porque a Ducati tomou a decisão certa ao trazê-lo de volta. Outros pilotos a bordo da Ducati tiveram sucesso por direito próprio, mas Bautista foi o único capaz de estar consistentemente na frente do pelotão.

Bautista não fará tudo do seu jeito, já que Razgatlioglu e a BMW podem ser uma força importante, enquanto o mesmo pode ser dito de Jonathan Rea após a sua transferência para a Yamaha. Mas é pouco provável que qualquer um destes dois fenomenais pilotos consiga vencer Bautista na sua primeira temporada aos comandos de novas motos.

Toprak Razgatlioglu e Jonathan Rea

 Embora isso tenha sido muito difícil de prever, em grande parte porque o hexacampeão mundial Jonathan Rea é o maior piloto de Superbike de todos os tempos, Razgatlioglu está no auge de sua carreira e demonstrou isso em várias ocasiões em 2023.

O piloto turco conduz a BMW M1000R em 2024. É óbvio que a moto alemã precisa de ser melhorada, é uma moto que mostrou qualidades diferentes, mas também muito boas, em comparação com a Yamaha. Dois dos seus pontos fortes são a sua capacidade de travagem e velocidade máxima, que era exatamente o que Razgatlioglu procurava quando tomou a decisão de mudar de fabricante. Mas, será isso suficiente para levar a melhor sobre Rea no campeonato, quando foi precisamente a Yamaha R1 que mais se aproximou em performances da Ducati Panigale V4R de Bautista em 2023?

Será Petrucci capaz de ser o melhor dos Independentes?

Vindo do AMA SBK onde lutou pelo título em 2022, a primeira temporada de Danilo Petrucci no WorldSBK envolveu alguns altos e baixos, no entanto, quando estava no ritmo, havia poucos pilotos capazes de bater o italiano. Com mais um ano de experiência e o italiano ainda a rodar em alto nível, Petrucci deve levar vantagem sobre os pilotos que se estreiam na classe, mesmo que sejam grandes nomes.

Bulega e Iannone, dois estreantes que prometem

Nicolo Bulega vai pilotar a melhor moto da grelha ao lado de Bautista, consagrou-se campeão de 2023 do Mundial de Supersport, mas a sua estreia no WorldSBK não se prevê uma tarefa fácil para o jovem piloto italiano. Porém, acreditamos que depois das primeiras provas, e com alguma consistência depois de se adaptar totalmente à Panigale V4 R, possa aparecer entre os primeiros. Desafiar Bautista pelas vitórias será muito difícil, mas se Bulega conseguir chegar perto, será uma surpresa, depois de vermos as dificuldades por que passou Michael Ruben Rinaldi em 2023.

A nossa última previsão vai para Andrea Iannone. Sobre os ombros do  italiano que está fora de ação há mais de quatro anos devido a uma suspensão por dooping (muito questionável), recaiem muitas expectativas. O ‘Maniac’ que foi um talento inconstante nos seus tempos do MotoGP, também está a bordo de uma moto Ducati e terá todas as oportunidades para ser competitivo. Sobre o antigo piloto da Suzuki, Ducati e Aprilia vamos para uma previsão arriscada: Iannone pode ser uma das maiores surpresas do SBK em 2024, desafiando o habitual ‘titanic trio’ constituído por Bautista, Razgatlioglu e Rea.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x