WorldWCR, Adela Ourednickova, conheça melhor a piloto de 18 anos checa
Adela Ourednickova é uma piloto de 18 anos que demonstra um grande talento natural na mota e combina a sua carreira de piloto com estudos de medicina para se tornar nutricionista. Apesar de não ser a piloto mais experiente da grelha, tem claramente a velocidade e a capacidade de competir com os melhores do mundo quando tiver mais corridas no seu currículo. Como muitos pilotos, o pai de Ourednickova foi a pessoa que a guiou para as corridas e também Valentino Rossi a inspirou na sua jornada para competir ao nível do Campeonato do Mundo.
Orgulho e paixão checos
Ourednickova é de Praga, na República Checa, um país apaixonado pelas corridas de motos, mas que não tem tido uma representação prolífica ao mais alto nível em termos de participação de pilotos, com Karel Abraham a abrir caminho como o piloto checo de maior destaque nos últimos anos. Por isso, a evolução da WorldWCR no seu país vai certamente suscitar muito interesse. Explica: “Não temos muitos pilotos da República Checa nos campeonatos do mundo e estou muito feliz por poder ser uma das poucas representantes. É muito importante para mim e estou muito agradecida por ter tido esta oportunidade”.
Progressos rápidos
Ourednickova ganhou o bichinho das motos com o pai, que também era um piloto de competição. Começou a andar numa minibike no local de trabalho do pai – um concessionário de motos – à volta de um circuito improvisado que ela própria tinha montado utilizando pneus sobresselentes como marcadores. Tendo iniciado o seu percurso de corrida aos 12 anos numa minibike no miniracing e nos campeonatos de juniores, teve a oportunidade de correr como wild card na Taça do Mundo FIM Yamaha R3 bLU cRU em Most, em 2022. Também competiu nos campeonatos da DAFIT FILLA Racing Agency em Most, Brno e Slovakia Ring. No ano passado, começou a correr na classe Supersport 300 da Internationale Deutsche Motorradmeisterschaft (IDM), onde continuou a ganhar experiência e a aperfeiçoar a sua arte de corrida.
O ano do WorldWCR
Embora seja estudante e tenha um emprego a tempo parcial, atualmente passa a maior parte do tempo a treinar e a competir. Tentamos percorrer o maior número possível de pistas para que eu conheça os traçados”, explica. Além disso, trabalha arduamente a sua força cardiovascular e mental na preparação para as corridas. O seu objetivo para este ano? Aprender muito e terminar entre os 10 primeiros, ou mesmo entre os 5 primeiros.
Dentro e fora da pista
Quando veste o fato de corrida, Adela adora a velocidade, a adrenalina e a competitividade, mas quando sai da pista, a maria-rapaz que há nela também fica para trás. Adela adora vestir-se bem, comprar roupa e dançar, deixando o seu lado feminino brilhar.
Imagem:WorldWCR Press Office