Tourist Trophy: Pole de Davey Todd no Grande Prémio de Macau
Davey Todd (BMW) conquistou a pole-position para a 56º Grande Prémio de Macau, depois de ter estabelecido o melhor tempo durante a qualificação interrompida por bandeiras vermelhas.
Todd foi rápido durante toda a sessão, lutando com o antigo vencedor da corrida, o finlandês Erno Kostamo, pela primeira posição, com um tempo de 2m 25,563s. “É uma boa forma de começar a minha carreira com a equipa,” disse Todd na sua estreia com a MGM FHO Racing BMW. “É satisfatório qualificarmo-nos à frente dos três pilotos que já venceram aqui. Fiquei surpreendido com o tempo que fiz tendo em conta as condições da pista. É também um BMW muito diferente daquele com que tenho andado esta época, por isso agradeço à minha equipa por ter conseguido fazer o melhor para mim hoje. Estou muito feliz”.
No meio da primeira linha está Erno Kostamo com a BMW 38 Motorsport by penz13 Racing. O finlandês detinha a pole provisória até ser ultrapassado por Todd. No início da sessão, a sua mota derramou óleo na pista, o que provocou a bandeira vermelha durante um curto período de tempo. “A moto teve uma falha técnica”, admitiu o vencedor do Grande Prémio de Macau de 2022, ”que os nossos mecânicos Pekka e VP conseguiram reparar para que pudéssemos continuar a qualificação. A moto está muito boa e a minha volta mais rápida foi fácil, sem correr riscos desnecessários e a condução foi muito boa.”
Peter Hickman registou o seu melhor tempo da sessão na sua última volta, o que fez com que ele e a MGM FHO Racing BMW passassem do quarto para o terceiro lugar na tabela de tempos e, consequentemente, para a primeira linha da grelha de partida. Hickman está à procura de vencer o Grande Prémio de Macau de Motociclismo pela quinta vez.
Michael Rutter iria iniciar a corrida de 12 voltas de domingo na segunda linha da grelha de partida. Manteve uma posição provisória na primeira linha, mas a sua BMW da MGM FHO Bathams Racing parou subitamente. “Estava tudo a correr tão bem”, disse o nove vezes vencedor. “Têm sido uns dias muito frustrantes com tudo o que se tem passado, por isso é ótimo estar na moto nesta pista maravilhosa. É o meu 30º aniversário em Macau e, embora tivesse sido ótimo celebrar com uma partida na primeira linha, vamos ver como correm as coisas amanhã. A mota vai estar a funcionar corretamente e estou confiante que podemos fazer algo mágico.”
A juntar-se a Rutter na segunda linha estão Rob Hodson, da SMT Racing, e Paul Jordan, da Jackson Racing powered by Prosper2.
Lista de participantes Macau Motorcycle GP 2024
2 – Paul Jordan (GB), Honda
3 – Martin Morris (GB), Honda
5 – Craig Neve (GB), BMW
6 – Sam West (GB), BMW
8 – Michael Rutter (GB), BMW
22 – Paul Williams (GB), Yamaha
23 – Marcus Simpson (GBM), Honda
24 – Amalric Blanc (F), Honda
25 – Davey Todd (GB), BMW
32 – Luca Gottardi (I), BMW
38 – Erno Kostamo (FIN), BMW
44 – Rob Hodson (GB), Honda
54 – David Johnson (GB), Suzuki
64 – Matt Stevenson (GB), Kawasaki
67 – Michael Evans (GBM), Kawasaki
88 – Peter Hickman ( GB), BMW
91 – Julian Trummer (A), Honda
119 – Kris Duncan (GB), Yamaha
174 – Laurent Hoffmann (B), BMW
361 – Ryan Whitehall (GB), Yamaha