Superbike, Phillip Island, TL1: Locatelli lidera à frente dos irmãos Lowes
Apesar da maioria dos pilotos ter saído para a pista nos derradeiros 15 minutos da primeira sessão de treinos livres, devido à chuva que caiu a início, estabeleceram-se tempos de volta fantásticos. Andrea Locatelli (Yamaha) foi o mais rápido e bateu o recorde da pole à frente dos irmãos Alex e Sam Lowes.
No último quarto de hora, todos os pilotos completaram algumas voltas, com Philipp Öttl (GMT94 Yamaha) a estabelecer o primeiro registo notável com 1:31,992 min. O piloto de fábrica da Yamaha, Andrea Locatelli, foi o mais rápido no final, precisando apenas de três voltas para estabelecer a volta mais rápida de sempre numa Superbike no belo circuito australiano, com uma volta de 1:29,197 minutos, estabelecendo assim um recorde oficial.
O italiano da Pata Yamaha estragou o que teria sido um 1-2 dos irmãos Lowes. Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) estava no topo após a sua volta final, à frente do irmão gémeo Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team), que fez uma estreia sensional.
Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) ficou em P4, uma excelente primeira sessão do ano para ele em casa, na Austrália. Uma das estrela ficou em quinto lugar; Andrea Iannone (Team GoEleven), que foi originalmente o primeiro piloto a sair no início da sessão, sentou-se atrás de Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) nos momentos finais. ‘The Maniac’ está de volta e no ritmo desde o início.
Michael Ruben Rinaldi (Team Motocorsa Racing) colocou três Ducatis Independentes entre os seis primeiros, um lugar à frente do estreante e do seu substituto de fábrica da Ducati, Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati). O atual Campeão do Mundo de SSP, uma revelação durante os testes, terminou em sétimo, à frente do companheiro de equipa Bautista. Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) foi nono, enquanto Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) foi décimo, embora tenha feito apenas cinco voltas. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) separou-o do rival Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) em P12. Xavi Vierge (Team HRC) foi o melhor piloto Honda em 16º.
Resultados do TL1 de Superbike, Phillip Island
1. Andrea Locatelli (I), Yamaha, 1:29,197 min
2. Alex Lowes (GB), Kawasaki, +0,106 sec
3. Sam Lowes (GB), Ducati, +0,520
4. Remy Gardner (AUS), Yamaha, +0,558
5. Andrea Iannone (I), Ducati, +0,688
6. Michael Rinaldi (I), Ducati, +0,727
7. Nicolo Bulega (I), Ducati, +0,752
8. Alvaro Bautista (E), Ducati, +0,837
9. Dominique Aegerter (CH), Yamaha, +1,153
10. Toprak Razgatlioglu (TR), BMW, +1,157