SSP300, 2021, Most: Steeman toma de assalto a Corrida 1
Uma emocionante primeira corrida do fim-de-semana viu as SSP300 colocar a fasquia alta com um intenso duelo, com Steeman dominante, o herói da casa Konig no pódio e Duarte a acabar em 37º
O Campeonato Mundial de Supersport 300 de 2021 inaugurou a ação no Autodrom Most e houve drama logo desde o início.
O segundo classificado do Campeonato Tom Booth-Amos (Kawasaki SKM) falhou a partida após um problema técnico na grelha.
À medida que a corrida evoluía, houve todo o tipo de drama na apertada Curva 1, quando Jeffrey Buis (Kawasaki MTM) se atravessou e evitou por pouco a roda traseira de Victor Steeman.
Atrás deles, vários pilotos saíram para a gravilha, mas todos ficaram de pé através da primeira chicane.
Ao entrarem na Curva 20, três pilotos caíram: Ton Kawakami (AD78 Team Brasil), Vicente Perez (Machado CAME) e Victor Rodriguez Nuñez (Accolade Smrz Racing) na Curva 20, na volta de abertura.
Em breve, havia um grupo de liderança estabelecido com Victor Steeman, Adrian Huertas (Kawasaki MTM), Bahattin Sofuoglu (Biblion Yamaha Motoxracing), Oliver Konig (Movisio by MIE) e Alejandro Carrion (Kawasaki GP Project) colados, e Huertas a assumir a liderança na Curva 1.
No entanto, logo que atingiu a frente na sua Kawasaki, Huertas perdeu a frente e caiu. Com uma pancada, pôs o guiador no lugar e montou de novo, em breve rodando cerca de dois segundos mais rápido do que os líderes da corrida.
O herói caseiro Matthias Cervenka (AC Racing) foi outro piloto a cair, mas montou de novo.
Steeman não perdeu tempo e após quatro voltas, tinha uma diferença de mais de um segundo. Na batalha pelo segundo lugar, Samuel Di Sora (Equipa Líder Flembbo) tinha feito grandes progressos, enquanto a multidão apoiava o herói da casa Oliver Konig, mesmo no meio da luta pelo pódio.
Mais atrás, Tom Booth-Amos tinha agora atingido os pontos, enquanto o rival Adrian Huertas perseguia Booth-Amos, 15º e 16º respetivamente, com a luta pelo título em jogo.
As quedas continuaram, com Oscar Nuñez (SMW Racing) no chão na Curva 1.
Depois, o companheiro de equipa de Nuñez, Joel Romero, bateu na traseira de Niccolo Lisci (Machado CAME SBK) na saída da Curva 10, caindo, enquanto Lisci permaneceu de pé.
A cinco voltas do fim, a batalha pelo segundo lugar era entre Hugo De Cancellis (Prodina Team WorldSSP300), Koen Mueffels (Kawasaki MTM), Mirko Gennai (Team BRcorse), Jeffrey Buis, Ruben Bijman (Machado CAME), Yuta Okaya (Kawasaki MTM) e Jose Luis Perez Gonzalez (Accolade Smrz Racing) que se juntaram ao duelo.
Duas voltas mais tarde e Adrian Huertas estava com eles, e Tom Booth-Amos também, ambos estabelecendo a volta mais rápida da corrida na volta 12.
Na última volta, Huertas estava em sétimo lugar com Booth-Amos um lugar atrás, enquanto Di Sora estava sob séria pressão de Konig.
Com a multidão de casa a enlouquecer, Konig ficou em segundo lugar nas duas curvas finais, no que foi o primeiro pódio e primeira vitória de Victor Steeman.
Konig foi depois baixado para terceiro por exceder os limites da pista na última volta, ainda assim o primeiro pódio para a República Checa nas SSP300.
Samuel Di Sora cruzou a linha em terceiro, mas também ultrapassou os limites da pista na última volta e perdeu um lugar, enquanto Alejandro Carrion beneficiou dos castigos dos dois à sua frente para terminar em segundo.
Bahattin Sofuoglu completou os cinco primeiros à frente de um impressionante Huertas, com Jeffrey Buis sétimo, depois Booth-Amos, De Cancellis, Gennai, Okaya, Perez Gonzalez, Bijman, Meuffels e Christian Stange.
A Campeã Mundial de 2018 Ana Carrasco terminou em 24º lugar, e Santi Duarte um pouco mais atrás em 37º…mais experiência acumulada!
Huertas em sexto e Booth-Amos em oitavo significa que o espanhol estende a sua liderança do Campeonato por dois pontos sobre o britânico, agora com 20.