Com as luzes acesas e o pôr do sol como pano de fundo, a ação das Supersport começou no Qatar para a ronda final do campeonato com os protagonistas do campeonato espalhados pelos dez primeiros, embora no final da sessão, Jules Cluzel (Yamaha GMT94) liderasse após a sessão de abertura. No entanto, houve muitas surpresas entre os dez primeiros.
Cluzel ficou na maior parte da sessão no final dos dez primeiros, mas o terceiro colocado no Campeonato não estava disposto a esperar. O francês chegou ao topo à frente do compatriota já vencedor em Losail, Lucas Mahias.
Outro duas vezes vencedor no Qatar, Kyle Smith (Pedercini Racing), completou os três primeiros.
Corentin Perolari (Yamaha GMT94) continuou a sua recente forma em quarto, e Federico Caricasulo (Yamaha Evan Bros.) completou os cinco primeiros.
Em sexto lugar, num começo consistente, mas sem novidade, ficou Randy Krummenacher (Yamaha Evan Bros.), que esteve fora dos cinco primeiros quase toda a sessão.
Ayrton Badovini (Pedercini Racing) subiu ao sétimo lugar, mas sofreu um acidente no final da sessão, enquanto Hikari Okubo (Kawasaki Puccetti), Isaac Viñales (Kallio Racing) e Raffaele De Rosa (MV Agusta) completaram o top 10.
O Wild Card local Saeed Al Sulaiti (QMMF Racing Team) foi 11º, depois de ficar entre os dez primeiros na maior parte da sessão, para deleite dos fans locais. Outros grandes nomes fora dos dez primeiros incluem Thomas Gradinger (Kallio Racing) em 13º e o seu companheiro de equipa Loris Cresson em 21º.
O wildcard Brad Jones (Team Toth) foi 23º na sua estreia.