SSP 300, Assen: A estreia da Kove nas Supersport 300
Moto chinesa e piloto chinês, essa é a fórmula seguida pelo jovem fabricante Kove que se estreou ontem no Campeonato do Mundo de Supersport 300.
A 321RR é uma das grandes novidades do Supersport 300 deste ano. Uma grande conquista para a marca chinesa, que também se destaca no segmento off-road, nomeadamente no último Dakar com a presença de três pilotos.
Um dos principais motivos de interesse deste primeiro fim de semana da temporada para o Supersport 300 em Assen é a presença na pista da novíssima Kove 321RR. Desde o lançamento da lista de inscritos, o nome despertou grande curiosidade em torno de si, pois é, de fato, a primeira moto chinesa no início deste campeonato do mundo derivado de motos de série .
A conduzi-la com as cores da China Racing Team está um piloto chinês, o jovem Shengjunjie Zhou, nascido em 1998 com um percurso internacional na Asia Dream Cup e no contexto do Asia Road Racing Championship, que pela primeira vez na carreira foi chamado para lidar com SSP 300, no que promete ser um grande desafio tanto para ele quanto para a própria Kove.
No que concerne às especificações técnicas, a Kove monta um motor bicilíndrico (como a Yamaha R3) fabricado pela Loncin, mas projetado por eles e modificado numa versão de corrida “in-house” . O sistema de travões é Brembo, possui suspensão YSS e aros forjados. Na versão de corrida à venda também existem bielas de titânio, que no entanto não podem ser usadas na corrida. O Reparto Corse fica em Barcelona, mas a base é chinesa, tornando-se assim o primeiro projeto que chega daquele país a correr no contexto das SBK.
De momento os resultados não são particularmente indicativos do potencial da moto, visto que no TL1, tanto a equipa como o piloto tiveram de tomar medidas com um ambiente e pista completamente novos para eles, acusando uma diferença para o líder de cerca de 3 segundos e meio, mas a base parece muito boa. A Kawasaki, Yamaha e KTM estão avisados: há uma quarta potência na grelha este ano!