SSP, 2021, Estoril: Aegerter dedica primeira vitória emocional a Dupasquier
O suíço lutou desde o quinto lugar na grelha para obter a sua primeira vitória nas SSP em circunstâncias emocionais
Dominique Aegerter (Yamaha Ten Kate) reivindicou uma vitória emocional em Portugal, a sua primeira na classe depois de partir do quinto lugar na grelha e no Parc Ferme dedicou a sua vitória a Jason Dupasquier.
Oettl foi diretamente para a frente no início da corrida de 18 voltas, passando o homem da pole Federico Caricasulo (Yamaha GMT94).
Caricasulo viu-se a perder lugares para o triplo vencedor Steven Odendaal (Yamaha Evan Bros.), Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura) e Dominique Aegerter (Yamaha Ten Kate) nas primeiras sete voltas da corrida, caindo para quinto.
À medida que a corrida se aproximava da metade, o grupo da frente era Oettl, Odendaal, De Rosa e Aegerter com menos de meio segundo entre eles durante a maior parte da segunda metade da corrida, embora De Rosa tenha passado Oettl e Odendaal na Curva 1 enquanto Aegerter procurava passar Odendaal ao mesmo tempo.
Nenhum piloto foi capaz de fazer a sua jogada pela frente com uma batalha a quatro em pleno andamento durante a corrida de 18 voltas.
Aegerter atacou De Rosa na Volta 14 e procurou fazer o mesmo a Oettl para se aproximar da liderança da corrida, ultrapassando o alemão para assumir a liderança da corrida.
De Rosa tinha passado de novo Aegerter para assumir a liderança da corrida, mas caiu da sua Kawasaki algumas curvas mais tarde, permitindo a Aegerter voltar a assumir a liderança da corrida.
Desta vez conseguiu aguentar com Luca Bernardi (CM Racing) em segundo lugar, depois de Cluzel ter saído da pista na Curva 1 enquanto Odendaal tinha um problema técnico na última volta da corrida; Bernardi subiu ao primeiro pódio de San Marino e tornou-se o quarto piloto mais jovem a subir ao pódio nas SSP.
Oettl chegou em terceiro, depois de liderar a maior parte da corrida, com Manuel Gonzalez (Yamaha ParkinGo) a terminar em quarto, o seu melhor resultado em SSP. O estoniano Hannes Soomer (Kallio Racing) terminou em quinto.
Can Öncü (Kawasaki Puccetti) reclamou um sétimo, à frente de Niki Tuuli (MV Agusta Corse Clienti), em oitavo lugar.
Randy Krummenacher (EAB Racing Team), campeão de 2019, reclamou um lugar entre os dez melhores, à frente de Marc Alcoba (Yamaha MS Racing).