SSP, 2021, Catalunha: Krummenacher regressa com vitória estratégica
Um aguaceiro precoce obrigou os pilotos a mudarem de pneus, mas alguns arriscaram ficar em pista em condições meteorológicas variáveis
Depois de dois anos longe do degrau superior do pódio no Campeonato Mundial de Supersport, Randy Krummenacher (CM Racing) voltou ao topo após a Corrida 1 no Circuito de Barcelona-Catalunya depois de ter trocado os pneus na fase inicial da corrida.
Apenas dois pilotos optaram por ficar em pista no final da Volta 2, Loic Arbel (Andotrans Team Torrento) e Shogo Kawasaki (G.A.P. Motozoo by Puccetti).
Embora inicialmente ganhassem posições, a troca de pneus provou ser a melhor estratégia com Steven Odendaal (Evan Bros. Yamaha) a sair primeiro das boxes. Foi anunciado que Odendaal seria um dos poucos pilotos a ser punido por uma infração ao tempo de intervenção nas boxes, com Odendaal a ter 25.845s adicionados ao seu tempo de corrida. Os pilotos eram obrigados a permanecer no pit lane durante 1:21s para evitar pressas e erros nas trocas de pneus.
Krummenacher conseguiu passar Odendaal em pista e continuou a aumentar a distância até cerca de 16 segundos no final das 18 voltas, com o piloto espanhol Manuel González (Yamaha ParkinGo Team) a aproveitar para passar Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura).
Embora Odendaal tenha cruzado a linha em quarto, ficou classificado em oitavo lugar após a aplicação da penalidade. A vitória para a Yamaha significa que agora obtiveram 110 vitórias nas SSP e o segundo lugar de Gonzalez faz com que o fabricante japonês tenha conseguido 300 lugares no pódio.
Can Öncü (Kawasaki Puccetti Racing) começou a corrida do décimo lugar, mas logo ficou a liderar a corrida na Curva 1 após uma partida incrível, para terminar no quarto lugar após uma batalha no final com o companheiro de equipa Oettl.
Oettl foi outro que foi penalizado por uma infração de tempo de intervenção nas boxes, com 1,995s acrescidos ao seu tempo.
Arbel foi o único piloto que se manteve fora das boxes durante toda a corrida e, apesar de ter perdido tempo com pneus slick, pois a pista estava a secar mas ainda molhada, terminou em sexto lugar na sua primeira corrida do Campeonato, menos de um segundo atrás de Oettl na classificação final.
Hannes Soomer (Kallio Racing) teve uma forte corrida no seu regresso de lesão ao terminar em sétimo lugar, à frente de Steven Odendaal.
O companheiro de equipa de Odendaal, Peer Sebestyen, estava oito segundos atrás de Odendaal no nono lugar com Glenn van Straalen (EAB Racing Team) em décimo no seu regresso ao Campeonato, substituindo Krummenacher na EAB Racing.
Simon Jespersen (Ten Kate Yamaha), competindo no lugar de Dominique Aegerter, ficou em 11º lugar, mas teve uma penalização de 17,795s de tempo de intervenção nas boxes, tendo inicialmente cruzado a meta no nono lugar.
Christoffer Bergman (Wojcik Racing Team) ficou em 12º lugar com Galang Hendra Pratama (Ten Kate Racing Yamaha) em 13º lugar pois o indonésio recebeu uma penalização de 19.450s por uma infracção ao tempo de intervenção nas boxes.
Vertti Takala (Kallio Racing) foi 14º, apesar de uma dupla penalização de Longa Volta, à frente de Ludovic Cauchi (Yamaha GMT94) a completar os pontos na sua estreia nas SSP.