SSP, 2021, Assen: Aegerter soma e segue
Dominique Aegerter dominou a corrida holandesa, e de uma assentada somou cinco vitórias consecutivas nas Supersport, enquanto o campeão de 2019, Randy Krummenacher conquistou o seu primeiro pódio desde que regressou ao campeonato.
Numa típica largada de corrida do WorldSSP, o grupo da frente lutou nariz com cauda e cotovelo com cotovelo ao longo das primeiras voltas, com Steven Odendaal (Evan Bros. WorldSSP Yamaha Team) capaz de assumir a liderança na primeira volta, isto apesar do bom arranque do suiço Aegerter (Ten Kate Racing Yamaha) desde a posição da pole para a Curva 1.
O alemão Philipp Oettl (Kawasaki Puccetti Racing) conseguiu assumir a liderança da corrida como fez na corrida 1 no sábado, mas logo se viu atrás de Aegerter quando o suíço ultrapassou Oettl na quinta volta, tendo ultrapassado Odendaal na volta anterior para subir ao segundo lugar, enquanto procurava somar duas vitórias com o seu macacão amarelo especial.
Depois de Aegerter ultrapassar Oettl, Aegerter conseguiu arrastar o piloto alemão para longe do pelotão. No entanto, a corrida de Odendaal ficou desfeita na 8ª de 18 voltas, quando o alemão caiu na Curva 5, descendo para 20 º lugar, empreendendo depois uma recuperação até ao 13º lugar.
Como na corrida 1, Aegerter foi capaz de começar a se afastar de todos enquanto aumentava o ritmo, liderando a corrida por quase dois segundos de diferença para o segundo na 13ª volta.
O último lugar do pódio foi intensamente disputado entre Luca Bernardi (CM Racing), Randy Krummenacher (EAB Racing Team), Jules Cluzel (GMT94 Yamaha), Manuel Gonzalez (Yamaha ParkinGo Team) e Can Öncü (Kawasaki Puccetti Racing ).
Na volta 15, Gonzalez fez o ataque a Bernardi para passar para o quarto lugar na busca do seu primeiro pódio no mundial de Supersport antes de se concentrar em Krummenacher, mas Bernardi logo voltou ao quarto lugar com uma movimentação agressiva no Campeão do WorldSSP300 2019. Bernardi então avançou para Krummenacher na Curva 8 para passar para a terceira posição a duas voltas do fim, mas Krummenacher respondeu na Curva 15; um erro na chicane fez Öncü subir ao quarto lugar. No final, Krummenacher terminou em terceiro lugar para voltar ao pódio no WorldSSP, com Bernardi em quarto. O pódio de Krummenacher significa que é a primeira vez que dois pilotos suíços estão no pódio no WorldSSP, enquanto a Suíça tem agora tantas vitórias quanto a Alemanha no WorldSSP, com um total de 11 triunfos.
Apesar de cair para o final do grupo da frente, Cluzel conseguiu o quarto lugar depois de Bernardi ter sido penalizado com a penalização de um lugar por ultrapassar os limites da pista na volta final. Gonzalez conquistou o sexto lugar com Öncü, em sétimo, após sofrer uma ultrapassagem de Bernardi.
Niki Tuuli (MV Agusta Corse Clienti) terminou em oitavo lugar com Marco Alcoba (Yamaha MS Racing) em nono e Vertti Takala (Kallio Racing) a completar os dez primeiros.
Classificação Assen – Corrida 2 SSP
1. Dominique Aegerter (Ten Kate Racing Yamaha)
2. Philipp Oettl (Kawasaki Puccetti Racing) +7.697s
3. Randy Krummenacher (EAB Racing Team) +8.119s
4. Jules Cluzel (GMT94 Yamaha) +9.852s
5. Luca Bernardi (CM Racing) +9.870s
Volta mais rápida: Dominique Aegerter (Ten Kate Racing Yamaha) 1’38:013
Campeonato SSP
1. Dominique Aegerter (Ten Kate Racing Yamaha) 169 Pontos
2. Steven Odendaal (Evan Bros. WorldSSP Yamaha Team) 125
3. Philipp Oettl (Kawasaki Puccetti Racing) 108
4. Luca Bernardi (CM Racing) 97
5. Jules Cluzel (GMT94 Yamaha) 91