SSP, 2012, Most: Odendaal triunfa em corrida interrompida
De volta ao topo para uma quarta vitória em 2021, Odendaal estava no lugar certo no momento certo para beneficiar de uma bandeira vermelha
A primeira corrida do Campeonato Mundial de Supersport em Most estava a caminho dum final emocionante antes de uma Bandeira Vermelha.
A poeira acabou por assentar e foi Steven Odendaal (Evan Bros. Yamaha) que conquistou a vitória, negando as pretensões de Manuel González (Yamaha ParkinGO) e Philipp Oettl (Kawasaki Puccetti Racing).
Jules Cluzel (Yamaha GMT94) partiu de quarto na grelha, enquanto que Philipp Oettl foi segundo e à frente do companheiro de equipa Can Öncü da Kawasaki Puccetti. Dominique Aegerter (Ten Kate Racing Yamaha) estava no grupo, com Manuel González e Steven Odendaal a andarem para trás.
Danny Webb (WRP Wepol Racing) foi um dos primeiros a cair na Curva 8, e Valentin Debise (Yamaha GMT94) também não conseguiu completar a primeira volta.
Em pouco tempo, tanto Oettl como Öncü chegaram à frente de Cluzel, antes de Öncü atingir a frente.
No início da Volta 4, Steven Odendaal passou de quarto para primeiro na travagem na Curva 1, antes de Philipp Oettl passar o companheiro de equipa Öncü na Curva 15. O turco ripostou na Curva 16, mas cortou o seu companheiro de equipa, sendo relegado para sexto, enquanto Odendaal começava a fugir.
Uma volta mais tarde e o polémico González teve um grande momento na Curva 17,e a seguir houve uma grande queda de Marc Alcoba (Yamaha MS Racing).
Na frente, a liderança de Odendaal era de meio segundo, com Oettl e González a persegui-lo.
No entanto, Dominique Aegerter recuperava através do pelotão e estava na quarta posição. Federico Caricasulo (Biblion Iberica Yamaha Motoxracing) subiu para quinto após passar Luca Bernardi (CM Racing).
Na volta 11, González estabeleceu a volta mais rápida da corrida e chegou à frente da Oettl na volta 12.
Tendo caído mais cedo na corrida, Leonardo Taccini (Orelac Racing VerdNatura) estava agora a ser dobrado pelos três primeiros, custando tempo a Odendaal e trazendo González e Oettl de volta à disputa.
Odendaal, tendo conseguido a sua liderança, estava agora a defendê-la, enquanto que o rival Aegerter recuperava de quarto.
A Bandeira Vermelha foi mostrada, e uma vez que a corrida tinha acabado de atingir dois terços da distância, não seria reiniciada e valia pontos completos.
Odendaal levou a sua quarta vitória do ano, à frente de Manuel González que subiu ao seu primeiro pódio em SSP.
Philipp Oettl ficou em terceiro lugar atrás das Yamaha, com Odendaal a dar à Yamaha a 104ª vitória em SSP, igualando o recorde da Honda no topo.
Dominique Aegerter ficou em quarto lugar, à frente de Federico Caricasulo e Luca Bernardi, enquanto que o primeiro líder da corrida, Jules Cluzel, caiu para sétimo. Outro líder inicial, Can Öncü, foi oitavo, à frente de Niki Tuuli (MV Agusta Corse Clienti) e Peter Sebestyen (Evan Bros. SSP Yamaha Team).
Randy Krummenacher (EAB Racing Team) foi 11º, à frente de Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura), Kevin Manfredi (Altogo Racing Team), Galang Hendra Pratama (Ten Kate Racing Yamaha) e Federico Fuligni (VFT Racing), completando os pontos.