SPP: Roberto Rolfo bate por um milésimo Lucas Mahias em Phillip Island
À semelhança do que aconteceu nas duas corridas do Mundial de Superbikes também a prova inaugural do Mundial de Supersport, em Phillip Island, foi muito emocionante. No final a diferença entre primeiro e segundo, Roberto Rolfo e Lucas Mahias, respetivamente, foi apenas de um magro milésimo, o que obrigou a direcção de corrida a recorrer ao photo-finish para definir o primeiro vencedor de 2017.
A primeira corrida foi encurtada para apenas 10 voltas, depois do incidente entre Robin Mulhauser e Gino Rea na curva 6 ter obrigado à exibição da bandeira vermelha. No sprint final foram muitos os pilotos que estiveram envolvidos na luta pelo triunfo, mas a vitória acabaria por ficar nas mãos de Roberto Rolfo, o mais velho piloto em competição com 36 anos, e da MV Agusta. Foi a primeira vitória de Rolfo nesta categoria.
No terceiro lugar ficou o herói local, Anthony West. Com uma corrida muito consistente o piloto australiano, que participou neste evento através de um wildcard, veio de uma distante 22ª posição para colocar a sua Yamaha R6 num saboroso terceiro lugar, repetindo assim o resultado alcançado em 2016 onde curiosamente também beneficiou de um wildcard. Palavra ainda para Federico Caricasulo e Jules Cluzel, que estiveram na luta pelo pódio, mas uma queda conjunta na última volta travou a boa corrida destes dois pilotos.
Por último de referir que o atual campeão do mundo, Kenan Sofuoglu, falhou esta prova devido ao facto de não estar recuperado de uma fratura do pulso direito, que também obrigará o turco a não marcar presença na segunda ronda da época, que terá lugar no fim de semana de 11 e 12 de março no circuito de Buriram (Tailândia).