A rivalidade já familiar entre Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu reacendeu este fim de semana logo no primeiro treino livre com o tricampeão e a estrela turca a liderar em Losail.
A FP1 no Qatar foi uma sessão rápida e frenética, que contou com numerosas mudanças de posições, acabando com o campeão Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team SBK) à frente nos estágios finais, chegando ao primeiro lugar depois de apanhar um cone de ar na reta da frente.
O Norte-irlandês ficou à frente de Toprak Razgatlioglu (Turkish Puccetti), que esteve entre os cinco primeiros quase toda a FP1 e chegou mesmo a primeiro.
Nos momentos finais, Michael van der Mark (Yamaha Pata) saltou para o terceiro lugar, à frente do seu companheiro de equipe Alex Lowes, que sofreu um acidente na curva 6 na sua última volta largada.
Todos os pilotos na batalha pelo terceiro lugar estavam entre os quatro primeiros. Sandro Cortese (Yamaha GRT) impressionou mais uma vez e completou os cinco primeiros.
Loris Baz (Yamaha Ten Kate) deixou tarde para disparar numa volta forte, terminando em sexto na geral. Álvaro Bautista (Ducati Aruba.It) caiu para sétimo, embora o espanhol tenha sido o melhor das Ducati. O seu companheiro de equipe, Chaz Davies, caiu na curva 4 no início, mas terminou em oitavo, à frente de Marco Melandri (Yamaha GRT) em nono e Tom Sykes (BMW Motorrad) em décimo.
Nomes notáveis fora dos dez primeiros incluem Leon Haslam (Kawasaki), em 13º, apenas um lugar atrás de Leandro Mercado (Orelac VerdNatura), que caiu na curva 6 no início da sessão. Jordi Torres (Team Pedercini Racing), ex-vencedor em Losail, foi apenas 17º.