SBK: FIM e Dorna confirmam novo Mundial de Supersport 300
Confirmou-se o rumor que já circulava há algum tempo. A FIM e a Dorna anunciaram que no próximo ano irá mesmo existir um Mundial de Supersport 300 que irá se realizar em concomitância com o Mundial de Superbikes. Este novo campeonato tem como objetivo encontrar novos talentos para que no futuro cheguem ao Mundial de Superbikes. A idade mínima para estar presente nesta competição é de 15 anos.
“Esta é uma nova plataforma para desenvolver os talentos futuros. Queremos uma competição que seja regulada e equilibrada, onde os novos talentos possam crescer e os construtores tenham a possibilidade de acompanhar os jovens pilotos, que estão a dar os primeiros passos”, afirmou o Presidente da Federação Internacional de Motociclismo, Vito Ippolito. Já o diretor executivo do Mundial de Superbikes, Javier Alonso, revelou que tem “existido um grande interesse nas motos com menor cilindrada e este Mundial vai precisamente de encontro a essa oferta”.
Para este primeiro ano e de acordo com o regulamento da competição estarão em pista quatro modelos de motos em representação de quatro construtores: Honda CBR500R, KTMRC390, Yamaha YZF-R3, Kawasaki Ninja 300 (EX300ADF). O peso mínimo de cada moto depende do modelo e não existirão limites quanto à utilização de motores por época.