SBK, Most, Corrida 1: Bautista vence e conquista o milésimo pódio da Ducati
O piloto espanhol partiu da segunda fila, mas conseguiu entrar na luta pela liderança, antes de conquistar a vitória e um pódio histórico para a Ducati.
Fez-se história na corrida 1 da República Checa, quando a Ducati conquistou o seu 1000º pódio no Campeonato do Mundo de Superbike depois de Álvaro Bautista (Aruba.it Racing Ducati) chegar à vitória. O líder do Campeonato largou da segunda linha, mas conseguiu abrir caminho para a liderança numa corrida realizada em condições mistas.
Bautista, não demorou muito a aproximar-se de Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com Brixx) e de Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) lutando para diminuir a diferença. O espanhol assumiu o segundo lugar na 11ª volta superando o atual campeão Toprak Razgatlioglu na curva 20, ultrapassando Jonathan Rea na curva 1 no início da volta 12. mais de dois segundos, dando assim o passo decisivo para conquistar a sua sétima vitória de 2022 e 23ª da sua carreira, além de ser um marco histórico para a Ducati, que conquistou o seu 1000º pódio na modalidade.
A luta pelo pódio prosseguiu até à última volta entre Razgatlioglu, Scott Redding (BMW Motorrad) e Rea. Razgatlioglu forçou uma ultrapassagem difícil a Redding na curva 13, obrigando o britânico a abrir um pouco a trajetória, o que permitiu a aproximação de Rea do piloto da BMW. Na curva 15, Rea tentou passar Redding para subir ao pódio, mas Redding conseguiu segurar a sua posição. Assim, Razgatlioglu e Redding completaram o pódio atrás de Álvaro Bautista.
Os lugares do quinto ao sétimo na Corrida 1 foram ocupados por pilotos italianos. Axel Bassani (Motocorsa Racing) conquistou o quinto lugar e termina como o melhor piloto independente. Nas voltas iniciais, Bassani estava em quarto, mas acabou ultrapassado por Redding e caiu do grupo da liderança. Também perdeu tempo para Andrea Locatelli (Pata Yamaha com Brixx) nos momentos finais, mas conseguiu terminar um segundo à frente de Locatelli, que por sua vez tinha uma margem de três segundos sobre Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) em sétimo. Michael Ruben Rinaldi tinha largado do terceiro lugar, mas perdeu terreno nas primeiras curvas terminando no sétimo lugar. Iker Lecuona (Honda), Alex Lowes (Kawasaki) e Garrett Gerloff (Yamaha) completaram a classificação dos dez primeiros.
Resultados da Corrida 1 SBK, Most:
1. Álvaro Bautista Ducati
2. Toprak Razgatlioglu Yamaha + 2,109 segundos
3. Scott Redding BMW + 2.603
4. Jonathan Rea Kawasaki + 2.718
5. Axel Bassani Ducati + 7.951
6. Andrea Locatelli Yamaha + 9.105
7. Michael Rinaldi Ducati + 12.181
8º. Iker Lecuona Honda + 12.435
9. Alex Lowes Kawasaki + 13.028
10 Garrett Gerloff Yamaha + 13.119