SBK – Jonathan Rea brilha em Laguna Seca
Jonathan Rea foi o vencedor da primeira corrida do Mundial de Superbikes em Laguna Seca. O piloto da Kawasaki subiu pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio no mítico traçado norte-americano numa corrida em que mais uma vez se superiorizou ao seu companheiro de equipa e homem da Super Pole, Tom Sykes, quando este ocupava o primeiro lugar.
O atual campeão do Mundo aproveitou um erro de Sykes no Corkscrew a seis voltas do fim para assumir em definitivo o comando, disparar na frente e vencer pela oitava vez em 2016. Quanto a Tom Sykes teve novamente de se contentar com o segundo posto e permitiu que a Kawasaki somasse nova dobradinha.
O herói local, Nicky Hayden, brindou os espectadores que se deslocaram a Laguna Seca com um terceiro lugar. O piloto da Honda demonstrou não ter ritmo para acompanhar os homens da frente, no entanto alcançou o terceiro pódio da época. Seguiu-se o seu colega, Michael Van der Mark, que recuperou de um distante 11º lugar. Alex Lowes foi o melhor representante da Yamaha ao ser quinto, enquanto que a Ducati teve uma corrida para esquecer.
Na fase inicial da corrida, Chaz Davies estava no comando quando perdeu a frente da sua Panigale R e sofreu uma queda na Curva 6 que ditou o seu segundo abandono consecutivo esta época. Já Davide Giugliano também caiu, desta feita na Curva 8, e também abandonou a corrida.
Com estes resultados, Jonathan Rea aumentou a sua vantagem no topo da classificação do campeonato, tendo agora 71 pontos à maior sobre Tom Sykes.
Para hoje está reservada a segunda e última corrida do fim de semana, que terá início às 22h30, hora de Portugal Continental.