SBK: Jonathan Rea atingiu as 200 corridas no Mundial
Para além de ter cimentado a sua liderança no campeonato e pela terceira vez em quatro fins de semana esta época ter conquistado as duas corridas realizadas da respetiva ronda, o segundo triunfo de Jonathan Rea no circuito de Assen trouxe consigo um simbolismo especial para o piloto da Kawasaki.
Isto porque a vitória foi obtida na sua 200ª corrida no Mundial de Superbikes, competição na qual estreou-se em 2008 no nosso país e precisamente na inauguração do Autódromo Internacional do Algarve. Logo no sua primeira corrida no Mundial, Rea obteve aos comandos de uma Honda um quarto lugar numa contenda ganha por Troy Bayliss.
De então para cá foram 45 triunfos, 11 poles, 32 voltas mais rápidas em corrida e 96 pódios. Números impressionantes divididos entre Honda e Kawasaki, marca que representa desde 2015 e com a qual conquistou os seus dois títulos mundiais e ao que tudo indica em 2017 conquistará o seu terceiro ceptro consecutivo, o que a concretizar-se será um feito inédito na história de uma competição que arrancou em 1988.
Ao longo dos anos Jonathan Rea tem pautado as suas exibições por uma extraordinária consistência que tem sido aliada uma grande rapidez. Raras são as vezes que vemos o piloto norte-irlandês a cometer erros, esperando muitas vezes nas corridas pelo momento certo para desferir o ataque final como aconteceu ontem em mais um duelo com o seu grande rival dos últimos anos, Chaz Davies. Aconteça o que acontecer daqui para frente sem dúvida que estamos na presença de alguém que já deixou bem vincada a sua marca na bem recheada história do Mundial de Superbikes.