- Jonathan Rea é o único piloto do plantel que participou de todas as 20 corridas de SBK já realizadas no Algarve.
- Até agora, houve nove vencedores diferentes no Algarve. Quatro deles estão presentes na grelha de 2019: Jonathan Rea – Kawasaki Racing (7), Marco Melandri – Yamaha GRT(2), Eugene Laverty – Team Ducati Goeleven (2) e Tom Sykes – BMW Motorrad Team (2) .
- Sete fabricantes diferentes conseguiram gravar pelo menos uma colocação no pódio no Algarve: (Ducati, Honda, Aprilia, Kawasaki, Yamaha, Suzuki, BMW).
- Três pilotos diferentes em três motos diferentes registraram a Superpole nas últimas três edições da corrida no Algarve: Davide Giugliano na Ducati Panigale R em 2015; Jonathan Rea na Kawasaki ZX-10R em 2017; Eugene Laverty na Aprilia RSV4 F no ano passado.
- A Yamaha é o único fabricante a ter conquistado a pole em anos consecutivos com dois pilotos diferentes em Portugal: em 2009 com Ben Spies e em 2010 com Cal Crutchlow.
- Tom Sykes (BMW Motorrad) é o recordista dos Superpoles do Algarve: três, averbadas em sequência de 2012 a 2014. Rea segue com duas e depois há cinco pilotos com uma (Bayliss, Spies, Crutchlow, Giugliano e Laverty) .
- A Kawasaki está com a maior sequência de vitórias no Algarve, nada menos que seis consecutivas, com dobradinhas de Rea em 2015, 2017 e 2018. É a única sequência de mais de duas vitórias de um fabricante nesta pista.
- Rea é o líder indiscutível das vitórias aqui: ele venceu 7 corridas, mais de um terço de todas as corridas de SBK realizadas no Algarve (20). Ele é o único vencedor aqui desde 2014 na Corrida 2.
- Jonathan Rea é o recordista de pódios aqui: nada menos que 14 das 20 corridas disputadas. O seu concorrente mais próximo é Marco Melandri, com 6.
- O atual campeão mundial Jonathan Rea estreou no campeonato de SBK em 2008 em Portimão, que nesse ano foi o último fim-de-semana da temporada. Ele veio do Campeonato Mundial de Supersport e registou o terceiro melhor tempo na classificação, terminando em quarto na corrida 1. Na corrida 2, ele foi 15º depois de uma saída de pista enquanto seguia em quinto.