SBK: Dez factos sobre Portimão

Por a 5 Setembro 2019 15:00
  1. Jonathan Rea é o único piloto do plantel que participou de todas as 20 corridas de SBK já realizadas no Algarve.
  2. Até agora, houve nove vencedores diferentes no Algarve. Quatro deles estão presentes na grelha de 2019: Jonathan Rea – Kawasaki Racing (7), Marco Melandri – Yamaha GRT(2), Eugene Laverty – Team Ducati Goeleven (2) e Tom Sykes – BMW Motorrad Team (2) .
  3. Sete fabricantes diferentes conseguiram gravar pelo menos uma colocação no pódio no Algarve: (Ducati, Honda, Aprilia, Kawasaki, Yamaha, Suzuki, BMW).
  4. Três pilotos diferentes em três motos diferentes registraram a Superpole nas últimas três edições da corrida no Algarve: Davide Giugliano na Ducati Panigale R em 2015; Jonathan Rea na Kawasaki ZX-10R em 2017; Eugene Laverty na Aprilia RSV4 F no ano passado.
  5. A Yamaha é o único fabricante a ter conquistado a pole em anos consecutivos com dois pilotos diferentes em Portugal: em 2009 com Ben Spies e em 2010 com Cal Crutchlow.
  6. Tom Sykes (BMW Motorrad) é o recordista dos Superpoles do Algarve: três, averbadas em sequência de 2012 a 2014. Rea segue com duas e depois há cinco pilotos com uma (Bayliss, Spies, Crutchlow, Giugliano e Laverty) .
  7. A Kawasaki está com a maior sequência de vitórias no Algarve, nada menos que seis consecutivas, com dobradinhas de Rea em 2015, 2017 e 2018. É a única sequência de mais de duas vitórias de um fabricante nesta pista.
  8. Rea é o líder indiscutível das vitórias aqui: ele venceu 7 corridas, mais de um terço de todas as corridas de SBK realizadas no Algarve (20). Ele é o único vencedor aqui desde 2014 na Corrida 2.
  9. Jonathan Rea é o recordista de pódios aqui: nada menos que 14 das 20 corridas disputadas. O seu concorrente mais próximo é Marco Melandri, com 6.
  10. O atual campeão mundial Jonathan Rea estreou no campeonato de SBK em 2008 em Portimão, que nesse ano foi o último fim-de-semana da temporada. Ele veio do Campeonato Mundial de Supersport e registou o terceiro melhor tempo na classificação, terminando em quarto na corrida 1. Na corrida 2, ele foi 15º depois de uma saída de pista enquanto seguia em quinto.

 

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x