SBK, 2021: Razgatlıoğlu faz dupla em Donington para assumir a liderança do Campeonato Mundial de SBK
A Yamaha Pata, com Toprak Razgatlıoğlu, triunfou mais uma vez em Donington Park, o histórico local de nascimento do Campeonato Mundial de Superbike, apoiando a sua incrível vitória ontem da quinta fila da grelha com outra vitória sensacional na Corrida 2
Razgatlıoğlu, de 24 anos de idade, iniciou assegurando uma melhor posição na grelha para a Corrida 2 na Corrida Superpole de 10 voltas.
Com uma pista a secar declarada como “Wet Race”, não havia outra opção senão correr com pneus intermédios nas condições ligeiramente húmidas.
Com a sexta posição na bandeira xadrez e a volta mais rápida da corrida, pôde começar a partir da segunda fila mais tarde.
O Chefe da Tripulação Phil Marron previu que a corrida seria seca, e enquanto manchas de chuva na grelha ameaçavam o contrário, provou estar certo.
O circuito seco levou a outra luta sem limites entre o turco da equipa e Jonathan Rea da Kawasaki durante as primeiras 10 voltas até Rea cometer um erro na entrada para Coppice Corner.
Com Rea sem marcar pontos, Razgatlıoğlu assume a liderança da série por uma margem magra de dois pontos.
É a primeira vez que um piloto da Yamaha liderou o campeonato baseado em motos de produção desde o seu regresso às SBK em 2016.
O companheiro de equipa de Razgatlıoğlu, Andrea Locatelli, ficou desapontado com o resultado da sua Corrida 2 mas, considerando que o nível é tão elevado, a progressão passo a passo de Locatelli e a abordagem inteligente à sua temporada principiante de SBK impressionou muitos.
A quinta ronda do campeonato é no Circuito TT Assen, Holanda, em menos de três semanas, de 23 a 25 de Julho.
Toprak Razgatlıoğlu:
“Esta manhã a Superpole Race não correu tão bem, tentei o meu melhor, mas foi um sexto lugar com pneus intermédios. Esperava que víssemos condições secas para a Corrida 2, porque esta era a corrida importante e eu precisava de estar na frente.“
“A corrida não foi fácil porque seguia o Jonathan e a aderência não foi como ontem, porque por três vezes quase perdi o pneu da frente!“
“E disse: “ok, agora sigo o Jonny e vemos perto do fim”, mas ele cometeu um grande erro e caiu, por isso, depois disso tentei fazer um tempo de volta consistente e trazer a moto de volta inteira. Penso que a minha pista favorita é Donington Park, porque em 2018 e 2019 estive no pódio duas vezes na segunda posição. Este ano, duas vitórias, por isso estou realmente feliz e quero agradecer novamente à Yamaha e à minha equipa. Em Assen, gosto da pista, será a primeira vez que lá vou andar na R1, mas penso que não há problema, estou ansioso por isso”!