SBK, 2021, Portimão: 10 factos antes de Domingo
Depois de um sábado de arromba, há alguns marcos a ter em conta antes das corridas de SBK no domingo…
A batalha pelo título do Campeonato Mundial de Superbike de 2021 trava-se no Autódromo Internacional do Algarve durante a 11ª ronda da época.
A prova portuguesa bateu recordes logo desde o início do Sábado e ainda mais estatísticas e conquistas foram batidas durante a corrida de abertura.
Portanto, é tempo de descobrir o que foi alcançado e o que ainda podemos ver no domingo em termos de estatísticas.
1- Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata com Brixx) obteve uma primeira vitória nas SBK em Portimão, a primeira da Yamaha na pista algarvia desde Marco Melandri na Corrida 2, 2011. É a 300ª corrida da Yamaha no pódio.
2- Com Razgatlioglu a vencer e Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) a cair, a liderança do Campeonato está agora nos 45 pontos, a maior da temporada até agora. Razgatlioğlu poderá alcançar o seu 50º pódio de SBK da sua carreira no domingo, depois de ter conquistado o 25º lugar do ano no sábado na Corrida 1, o que o coloca ao nível de Carlos Checa com 49. O acidente de Rea é a sua primeira desistência desde a Corrida 1 de Most.
3- Pela primeira vez na sua carreira, Toprak Razgatlioğlu ganhou três corridas consecutivas. É a sua 16ª vitória nas SBK, as mesmas que Giancarlo Falappa (77 acima), Neil Hodgson, James Toseland e Álvaro Bautista.
4- Scott Redding subiu ao seu 31º pódio do ano… mais dois no domingo e fica a uma distância mínima de Eugene Laverty, Michel Fabrizio e Ruben Xaus, com 35 pódios, no 25º lugar de todos os tempos. Redding foi também a primeira Ducati, a 200ª corrida consecutiva para a Ducati nos pontos.
5-Loris Baz (76, Team GoEleven) subiu ao seu primeiro pódio na Ducati, o terceiro fabricante com quem esteve na tribuna em SBK. Um pódio no domingo e ele torna-se o 38º piloto na história das SBK a alcançar 20 pódios.
6-Uma notável prestação de Leandro Mercado (MIE Racing Honda Team), que ficou em oitavo, o seu primeiro top oito nas SBK desde a Corrida 2 em San Juan, 2019 e o primeiro top oito da Honda MIE Racing Team com a nova Honda CBR1000RR-R.
7-Pela primeira vez na sua carreira nas SBK, Toprak Razgatlioğlu fez duas poles seguidas em SBK. Isto significa que é a primeira dupla de poles para a Yamaha desde Brno e Silverstone em 2010, quando era Cal Crutchlow o piloto.
😯 segundo lugar de Jonathan Rea na grelha significa que ele levou a 11ª fila da frente consecutiva da época, atribuindo-lhe o Prémio Tissot Superpole do ano.
9-Com Leon Haslam (91, Team HRC) em terceiro lugar na grelha, é a 200ª primeira fila depois da Superpole com a Honda na primeira fila.
10-Adrian Huertas torna-se o quinto campeão mundial diferente nas Supersport 300, após a Corrida 1 em Portimão. Pela segunda temporada consecutiva, a Kawasaki MTM conquista o Campeonato de Pilotos. A Corrida SSP300 1 foi vencida por Samuele Di Sora (Equipa Líder Flembbo), que obteve uma primeira vitória para a França na classe. A França é assim o nono país a ganhar uma corrida na classe, enquanto Di Sora é o 20º vencedor diferente nas SSP300.