SBK, 2021: Pere Riba contente com teste Kawasaki em Jerez
Pere Riba diz que o teste foi proveitoso, uma vez que permitiu a Jonathan Rea recolher muitos dados na nova Ninja ZX-10RR
Pere Riba, chefe de tripulação de Jonathan Rea, afirmou: “Finalmente conseguimos testar depois da chuva e chegamos a quase três horas em pista à tarde. Era importante porque tínhamos algumas coisas para testar no lado do motor; mapas diferentes e eletrónica com que tínhamos trabalhado muito no inverno. Era muito importante testar, mas testar em condições secas. Não fazia sentido em condições húmidas. Esta tarde fomos capazes de testar todas as coisas que queríamos. Recolhemos toda a informação e estou muito feliz.”
“Este tipo de coisas solicitam a compreensão e a sensação do piloto e tenho o prazer de sair com algumas voltas concluídas e agora podemos usar os dados para dar os próximos passos. Os tempos de volta não foram referenciais, uma vez que alguns pontos na pista não estavam totalmente secos, mas foi o suficiente. O Johnny está a sair deste teste feliz e com um bom sentimento. Claro que temos de confirmar estas coisas noutras pistas, quando formos testar lá. No geral, este foi um bom teste e estou feliz.”
Guim Roda, Diretor de Equipa da KRT, afirmou: “Sabíamos que a Ducati e a HRC estavam a testar em Jerez, por isso decidimos partilhar este teste com eles. Chovia ontem, mas esta manhã percebemos que podíamos dar umas voltas à tarde, por isso foi útil.“
“Dentro das novas regras, que permitem um máximo de dez dias de testes, isto conta agora como meio dia de testes. Usámos este meio dia para verificar alguns pontos que considerámos interessantes para o Jonathan compreender o desenvolvimento da para 2021. Foi um teste útil e recolhemos mais informações.”
“Em relação ao Alex, tinha estado a testar e a treinar em Barcelona, para se preparar para o início da temporada, mas teve uma pequena queda enquanto andava em terra. Bateu com o ombro e danificou-o um pouco. Como ele não podia andar a 100% considerámos que não seria útil para ele fazer voltas se não pudesse andar em pleno. Preferimos que se recupere nas próximas duas semanas. O próximo teste em Portimão será mais uma oportunidade para ele.”